Guanambi registra mais sete novos casos de coronavírus

Destaque Guanambi
Divulgação / PMG

A secretaria de Saúde de Guanambi confirmou mais sete casos de coronavírus nesta segunda (4). Seis diagnósticos foram realizados por meio de exame laboratorial no Laboratório de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA) e um por meio de teste rápido. Outro s 23 casos suspeitos analisados tiveram resultados negativos.

No domingo (5) foram registrados 4 novos casos, mesma quantidade confirmada no último sábado (4).

Os pacientes são cinco homens e duas mulheres, moradores dos bairros Araújo (1), Brasília (1), Liberdade (1), Paraíso (1), Centro (2) e no distrito de Mutans (1). No geral, são 82 homens e 28 mulheres que testaram positivo para a Covid-19 em Guanambi.

O município acumula 110 casos da doença no total. O total de recuperados permanece em 79, restando ainda 31 casos ativos.

No momento, 49 pacientes com suspeita da Covid-19 aguardam resultados dos exames e outros sete aguardam coleta do material para envio ao Lacen. No boletim anterior eram 43 casos aguardando resultado.

Já foram feitas 421 coletas de material para exame laboratorial. Deste total, 36 casos foram confirmados e 329 descartados. Foram aplicados ainda 2.733 testes rápidos, dos quais 74 tiveram resultado positivo.

Nenhum dos 110 pacientes testados positivos no município até o momento apresentou sintomas graves da doença e nenhum óbito foi registrado. Entre os casos, 17 ocorreram entre profissionais da área de saúde.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 611 pessoas com Síndromes Gripais e no momento não há pacientes internados.

Dos 110 casos confirmados, nenhum apresenta Sintomas Graves da doença, e 16 pacientes já apresentavam comorbidades, todos estão sendo acompanhados.

São 40 casos no Bairro Belo Horizonte, 7 no Novo Horizonte, 5 no Vomitamel, 4 no São Francisco, 4 no Centro, 3 no BNH, 3 no Beija Flor, 3 no Residencial dos Pássaros, 3 no Sandoval Moraes, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Bom Jesus, 2 no Jardim São João, 2 em Morrinhos, 3 em Mutans, 1 no Alvorada, 2 no Araújo, 2 no Paraíso 1 no Brasília, 1 no Liberdade, 1 no Aeroporto Velho, 1 no Brindes, 1 no Floresta, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Loteamento Sandoval Moraes 2, 1 no Monte Azul, 1 no Monte Pascoal, 1 no Morada Nova, 1 no Renascer, 1 no Santa Catarina, 1 no Santa Luzia, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente, 1 no São Sebastião, 1 no São José, 1 no Vila Nova e 1 na Zona Rural.

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Aplicação de testes rápidos

Grupos / Instituições Teste 1ª Fase Teste 2ª Fase Resultados
Profissionais de Saúde 1058 Profissionais 9 Profissionais 1064 Negativos 3 Positivos
Profissionais de Segurança Pública 260 Profissionais _______________ 258 Negativos 2 Positivos
Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos 72 Profissionais e Idosos 80 Profissionais e Idosos 152 Negativos O Positivos
Hospital do Rim 82 Pacientes _______________ 82 Negativos 0 Positivos
Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes de Guanambi 48 Profissionais e Crianças ________________ 48 Negativos 0 Positivos
Comunidades Terapêuticas 73 Profissionais e acolhidos ________________ 73 Negativos 0 Positivos
IBOPE 750 Pessoas _______________ 750 Negativos 0 Positivos

 

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 134 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 245.413 veículos e 531.445 pessoas. Dessas, 1.452 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 7.183 pessoas receberam alta pelo monitoramento..

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile