Paciente era de Igaporã, Sesab informou erroneamente o local de residência

Paciente estava internado em um hospital particular. A secretaria municipal de Saúde não foi notificada sobre o caso e investiga se a vítima morava em Guanambi quando contraiu o vírus.

Reprodução

Atualização: O Núcleo Regional de Saúde informou na manhã desta sexta-feira (9) que o caso que entrou no boletim do estado como óbito de paciente de Guanambi por COVID, refere ao paciente de Igaporã que foi notificado no SIVEP GRIPE (um dos sistemas de notiifcaçao) com o endereço de Guanambi. CIEVS SESAB informa que já foi feita a alteração no endereço.

A informação foi incluída no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta quarta-feira (8).

Segundo o boletim, a vítima da doença foi um homem de 64 anos, residente em Guanambi. Ele tinha histórico de comorbidades como hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença do sistema nervoso. Ele foi internado dia 29 de junho em hospital da rede privada, em Vitória da Conquista.

Informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia

O caso não foi contabilizado em Guanambi. Segundo Manoel Paulo, secretário de Saúde, não há nenhum paciente testado positivo pela rede de saúde do município com o perfil do paciente que veio a óbito.

Ele ressaltou que todos os casos ativos são monitorados dia a dia pela atenção básica e que já entrou em contato com a Sesab para investigar o histórico do caso. Ele disse ainda que não há pacientes de Guanambi internados em Vitória da Conquista que tenham sidos encaminhados pelo município nos últimos dias.

Uma das hipóteses é de que o paciente tenha procurando diretamente o hospital da rede privada de saúde sem que houvesse notificação à rede pública municipal, ou que o paciente não resida mais na cidade, tendo informado endereço antigo, como aconteceu em abril. Segundo o secretário, a apuração deve ser concluída nesta quinta-feira (9).

Caso fique comprovado que o paciente residia na cidade, o óbito será incluído no próximo boletim, se caracterizando como a primeira morte por Covid-19 registrada em Guanambi. A Agência Sertão não conseguiu apurar onde o corpo do homem foi seputado.

A cidade de Vitória da Conquista é o centro de referência para o tratamento da Covid-19 na Regional de Saúde Sudoeste. Já foram registrados 57 óbitos de pacientes de vários municípios nos hospitais das redes públicas e privadas.

Da região de Guanambi, outros pacientes evoluíram a óbito em Vitória da Conquista. No final de maio foram dois pacientes de Urandi. Nesta terça-feira (7), um paciente de Igaporã também veio a óbito na cidade.

Casos em Guanambi

A secretaria de Saúde de Guanambi divulgou o boletim epidemiológico da Covid-19 e não houve novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas. Por outro lado, o número de recuperados subiu de 79 para 88, restando 25 casos ativos de um total de 113.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) não realizou nenhuma das 43 análises que aguardavam o diagnóstico dos pacientes. Agora são 49 casos aguardando resultado e outros sete aguardando coleta. São 83 homens e 30 mulheres, 64% dos infectados tem até 39 anos de idade.

Veja mais informações sobre o último boletim

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile