Colégio de Candiba teve melhor desempenho na redação do Enem entre escolas estaduais da Bahia

O colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Guanambi, teve o 11º melhor resultado nas provas objetivas em toda a rede estadual

Colégio Estadual Antônio Batista

Alunos do Colégio Estadual Antônio Batista, em Candiba, conquistaram o melhor resultado conjunto na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre escolas estaduais da Bahia. A média de todas as redações dos alunos do respectivo colégio foi de 730,68 pontos.

Considerando toda rede de estadual de ensino na Bahia, o resultado só não foi melhor do que o do Colégio da Polícia Militar – CPM Eraldo Tinoco, de Vitória da Conquista, que obteve média 736,34 pontos. Os Colégios Militares e Institutos Federais ocuparam as melhores posições entre as escolas públicas.

O Colégio Estadual Antônio Batista é considerado de médio porte com atendimento de 500 alunos. Segundo a professora Vina Queiros, praticamente 95% dos alunos realizaram a prova do Enem. Além disso, dois alunos tiveram dobradinha de 1000 na redação – quando um corretor dá 1000 e o outro dá 960, assim o aluno fica com 980 pontos.

Um dos alunos que se destacaram foi Fabrício Costa da Silva de 17 anos. Com as boas notas, ele foi aprovado em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Vitória da Conquista, um dos cursos mais concorridos do Brasil.

Fabrício Costa da Silva de 17 anos, aluno do ensino médio do colégio Estadual Antônio Batista

Com a nota de 731,94 no Enem 2019, Silva foi selecionado na chamada regular pelo Sisu. Ele ficou na quinta colocação de sete vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente de renda (art.14, II, Portaria normativa nº 18/2012), tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

A instituição é a única de ensino estadual na cidade de Candiba e atende todos os alunos do ensino médio no município de forma integral. De acordo com Vina Queiroz, no ano de 2019, os professores de linguagens além das aulas normais, ofertaram para os alunos curso de redação à noite. Para ela, essa ação foi preponderante para o bom desempenho dos alunos na redação do Enem.

Além do colégio de Candiba, outras instituições ficaram com médias significativas na região de Guanambi. O colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Guanambi, teve o 11º melhor resultado nas provas objetivas em toda a rede estadual.

O Colégio da Cooperativa Educacional de Caetité, instituição particular, obteve a terceira melhor nota em redação em todo o estado e a 22ª na prova objetiva. Entre as 50 escolas com melhor desempenho na prova objetiva na Bahia, 46 são particulares.

Melhores desempenhos na média do Enem entre instituições de ensino na Bahia

O Colégio Militar de Salvador teve o melhor desempenho entre as escolas públicas do Estado. A instituição conquistou o 11º lugar geral e o 44º em redação. Nas posições seguintes estão os campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), além do Colégio Militar de Vitória da Conquista.

Esses dados divulgados de forma bruta pelo Ministério da Educação (MEC), foram tabulados pelo jornal Folha de São Paulo. A tabulação feita pela reportagem excluiu escolas com menos de dez participantes no exame e/ou aquelas em que menos de 50% do total de estudantes fez a prova. A metodologia segue o mesmo critério que o MEC usava em anos anteriores.

Desde 2016, o MEC não divulga mais o resultado do Enem por escolas, com a justificativa de que a informação era usada pelo mercado de colégios particulares para propaganda.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile