Projeto Arte no Quilombo vai premiar 20 pessoas no nordeste

Reprodução

Estão abertas as inscrições para o Edital de Seleção Pública Nº 01/2020 – Arte do Quilombo, da Fundação Cultural Palmares (FCP). O objetivo é com R$ 688 mil em prêmios, contemplar 100 iniciativas de membros de Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) e não quilombolas autodeclarados negros (pretos ou pardos) comprovadamente praticantes das expressões culturais afro-brasileiras.

Serão premiadas quatro propostas por categoria – Música, Dança, Teatro, Leitura, escrita e oralidade e Artesanato – sendo 20 prêmios individuais de R$ 6.880,00 para cada região do país.

As inscrições seguem até 24 de agosto de 2020 e em razão do isolamento social e das medidas de prevenção à Covid-19, deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail artedoquilombo2020@gmail.com.

Para concorrer, cada candidato deverá colocar no assunto do e-mail o título “INSCRIÇÃO EDITAL 2020 – NOME DO CANDIDATO” e encaminhar o Formulário de Inscrição, além da cópia do documento de identificação, da autodeclaração étnico-racial e da Declaração de Pertencimento Étnico para os casos de quilombolas.

Junto aos documentos, os concorrentes das categorias Música, Dança, Teatro,  Leitura, escrita e oralidade, deverão encaminhar um vídeo, entre 03 (três) e 10 (dez) minutos, apresentando a sua proposta. Para a categoria Artesanato, o candidato deverá encaminhar entre 10 e 15 fotografias apresentando os seus produtos.

O detalhamento do processo e os anexos a serem preenchidos estão contidos no Edital que pode ser site da Fundação Palmares.

A habilitação dos candidatos será realizada por uma Comissão Organizadora que conferirá se as inscrições obedecem às exigências de prazo, condições e documentos expressos no Edital. A candidatura que não for apresentada na forma e nos prazos estabelecidos será inabilitada. Inscrições com documentações falsas serão descartadas.

Já a Comissão de Seleção, responsável pela avaliação das iniciativas na fase de classificação deste edital, será composta por no mínimo quatro pessoas, servidores da FCP, representantes dos setores finalísticos: Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA), Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP), Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) e Gabinete da Presidência.

Serão classificadas as iniciativas cujas propostas apresentem manifestações da cultura afro-brasileira, o resgate, a valorização e a preservação de saberes dos povos tradicionais remanescentes de quilombos, propostas com caráter socioeducativo, com a valorização das fontes de conhecimento, das dimensões históricas, sociais e tradicionais da cultura afro-brasileira, além de apresentação de iniciativas junto a programas sociais do Governo. Todos os critérios de avaliação estão disponíveis no Edital.

Será eliminada, em qualquer fase do processo, a candidatura que tiver sua atuação e/ou material comprovadamente associado ao desrespeito aos direitos humanos. Os resultados de todas as etapas serão registrados em ata e divulgados nos Portal Palmares, fazendo constar na publicação: o nome da(o) candidata(o), o município e a unidade da federação, a região do país e a nota obtida na avaliação.

Para a resolução de dúvidas e mais informações sobre o Edital entre em contato pelo e-mail palmaresdep@gmail.com.

Acesse o site da Fundação Palmares para mais informações.

*Com informações do site BR104

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile