Meteorologia prevê temperaturas mais baixas em Guanambi nos próximos 15 dias

Destaque Guanambi
Foto / Reprodução: Victor Boa Sorte

Uma Zona de Alta Pressão Atmosférica está agindo sobre todo o litoral brasileiro e deixando as temperaturas em queda em boa parte do país. Em Guanambi, a meteorologia aponta que os próximos 15 dias serão típicos de inverno, com baixa umidade e ventos fortes e constantes.

Os moradores de Guanambi e municípios vizinhos precisaram recorrer ao guarda-roupas para tirar os casacos e cobertores para enfrentar a noite desta quarta-feira(15), depois de dias de inverno brando na região, com minímas que oscilaram entre 19ºC e 20ºC nas primeiras horas das manhãs deste mês de julho.

No decorrer da segunda quinzena de julho, as temperaturas mínimas devem variar entre 16ºC e 18ºC nesse período. As menores temperaturas serão registradas como de costume nas primeiras horas da manhã. Nos locais de maior altitude, como nas comunidades localizadas nas áreas de serra, terão temperaturas mínimas ainda menores. No período da tarde, as temperaturas tendem a não ultrapassar os 28ºC.

Este sistema de alta pressão atmosférica que está se estabelecendo sobre o país tem provocado uma forte subsidência. Esse fenômeno é caracterizado por um fluxo de ar de cima para baixo que traz para a superfície o ar seco e frio de níveis mais elevados da atmosfera.

Outro fator que irá contribuir com a queda brusca da temperatura é o fenômeno conhecido da meteorologia como perda radioativa, que faz com que o solo perca facilmente o calor acumulado durante o dia para atmosfera, essa perda de calor é facilitada pela falta de nuvens a noite, indicando baixa umidade presente no ar. A estação meteorológica situada no aeroporto municipal aferiu apenas 33% de umidade no ar nas primeiras horas da noite em Guanambi. A velocidade das rajadas de vento passou dos 60 Km/h

Reprodução / Instagram

Em Vitória da Conquista, onde costumam ser registradas as menores temperaturas do Nordeste, o inverno também fica mais rigoroso nos próximos dias. As mínimas devem baixar dos 15ºC e o vento também deve ser constante. Na manhã desta quarta-feira, um morador fotografou a cidade que amanheceu escondida na neblina. Condições semelhantes são esperadas para o município de Caetité e toda região da Serra Geral.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile