Previsão aponta intensificação do frio e aumento da garoa em Vitória da Conquista

Reprodução / Instagram

Depois de algumas semanas de frio mais brando, as temperaturas voltaram a cair em Vitória da Conquista. Os próximos 15 dias serão de intensificação gradativa do frio e garoa característicos da cidade que é conhecida por ser uma das mais geladas do nordeste brasileiro, recebendo a denominação carinhosa pelos munícipes de Suíça Baiana.

As temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 14ºC com sensação térmica em torno dos 10ºC. A intensificação do frio na região do planalto da conquista deve-se a atuação de uma Zona de Alta Pressão Atmosférica que esta organizando o tempo em todo leste do território brasileiro, contribuindo a queda da temperatura em boa parte do país.

A intensificação dessa zona de alta pressão aliada ao deslocamento dos ventos alísios de sudeste trará muita umidade para o planalto deixando os dias escuros devido a organização da nebulosidade. As máximas em Vitória da Conquista não devem distanciar dos 23ºC nesse período.

Estes efeitos já estão sendo sentidos desde terça-feira (14), após um período de duas semanas com o frio mais brando. Desde o final de junho, as temperaturas mínimas médias têm ficado na casa dos 17ºC.

Com menos de um mês do início do inverno, os conquistenses já sentiram na pele a intensificação do frio duas vezes este ano. No dia 29 de maio, ainda no outono, os termômetros marcaram temperaturas mínimas na casa dos 10°C e permaneceram baixas até o início de junho.  Na semana do feriado de São João, foi registrada a segunda menor temperatura do ano. No início da manha de 26 de junho, o termômetro da estação meteorológica automática do INMET chegou a marcar mínima de 10.8ºC.

Aliado ao vento frio que deve permanecer constante, a garoa deve se intensificar e é previsto que ocorra todos os dias até o fim de julho. Situada no planalto da conquista com média em torno dos mil metros acima do nível do mar, em Vitória da Conquista além da garoa, o ponto de orvalho costuma ser atingido com mais frequência, deixando o ar mais úmido.

Na manhã desta quarta-feira (15), um morador fotografou a cidade que amanheceu escondida na neblina. A foto chamou bastante atenção nas redes sociais. Apesar do frio mais intenso nesta segunda quinzena de julho os meterogistas apontam que o período de inverno no Brasil não será tão intenso.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile