Guanambi registra mais 7 casos de coronavírus e número de recuperados chega a 134

Divulgação / Prefeitura de Guanambi

A secretaria de Saúde de Guanambi divulgou o mais recente boletim epidemiológico da Covid-19 no início da noite desta sexta-feira (24). Sete novos casos foram confirmados, quatro por meio da realização de exame laboratorial (RT-PCR) e três por aplicação de teste rápido.

O número de pacientes recuperados subiu de 117 para 132 e de casos ativos caiu de 33  para 32, de um total de 166 casos. São 50 pacientes aguardando resultado do exames laboratoriais e sete aguardando a coleta de material para análise.

O prefeito Jairo Magalhães editou um decreto nesta sexta-feira com novas medidas de distanciamento social, inclusive o fechamento do comércio considerado não essencial.

Os novos casos foram detectados quatro pacientes do sexo feminino e três do sexo masculino. Três na faixa etária de 20 a 29 anos, dois na faixa de 30 a 39 anos e dois de 40 a 49 anos. Quatro estão assintomáticos e três apresentam sintomas da doença como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perca do paladar e olfato. Nenhum possui comorbidades.

Eles são moradores dos bairros Belo Horizonte, São Francisco (3), Ipiranga, BNH e do distrito de Morrinhos. Dois dos pacientes trabalham na área de saúde.

Fonte: Prefeitura de Guanambi

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) analisou 12 exames nas últimas 24 horas e oito tiveram resultado negativo. Desde o início da pandemia, 549 casos suspeitos foram descartados. Outros 82 tiveram resultado positivo. Já os testes rápidos detectaram 84 positivos e 2.222 negativos.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 1.074 pessoas com Síndromes Gripais. No local foram realizados 351 testes rápidos, 253 exames laboratoriais e 33 exames de Raio-X e uma tomografia. Desde o início da pandemia, 10 pacientes ficaram internados no local. Dois pacientes estão internados no Hospital de Campanha.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 81 são ou foram assintomáticos e outros 85 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perca total do paladar e olfato.

Entre os infectados, 23 possuem comorbidades, sendo 62% do sexo masculino e 38% do sexo feminino.

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento 34 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos (7) e técnicos de enfermagem (8) são os mais afetados.

Casos por bairros

41 Casos – Bairro Belo Horizonte

13 Casos – Bairro São Francisco

11 Casos – Bairro Vomitamel

09 Casos – Bairro Alvorada

07 casos –  Bairro Novo Horizonte – Centro

06 casos – Bairro Santa Catarina

05 casos – Bairro Ipiranga, Bairro BNH

04 Casos –  Bairro Residencial dos Pássaros

03 Casos – Bairro Beija Flor – Bairro Sandoval Moraes – Bairro Araújo – Bairro Brindes – Bairro Santo Antônio

02 casos – – Bairro Alto Caiçara – Bairro Bela Vista – Bairro Bom Jesus – Bairro Jardim São João – Bairro São Sebastião – Bairro Paraíso

01 caso – –  Bairro Candeal – Bairro Floresta –  – Bairro Leolina de Sá – Bairro Liberdade – Bairro Loteamento Sandoval Moraes 2 – Bairro Monte Azul – Bairro Monte Pascoal – Bairro Morada Nova – Bairro Renascer –  Santa Luzia – Bairro Aeroporto Velho – Bairro Brasília – Bairro São Vicente –  Bairro São José – Bairro Vila Nova – Bairro Maraba -Bairro Industrial – Sítio Vomitamel – Residencial Gurungas – Alazão

Zona Rural e Distritos

01 Zona Rural
03 Distrito de Morrinhos
06 Distrito de Mutãs

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 210 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 300.098 veículos e 643.909 pessoas.

Ainda há 1.400 pessoas vindas de áreas de risco em monitoramento e 9.201 já receberam alta do monitoramento.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile