Vitória da Conquista registra mais de 6 mil notificações de Dengue, Zika e Chikungunya

Imagem Ilustrativa | Reprodução

A secretaria municipal de Saúde de Vitória da Conquista divulgou nesta segunda-feira (27) o mais recente boletim semanal das arbovirose. De janeiro a 24 de julho, o município registrou 6.110 casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya. Somente nos últimos sete dias foram 115 novas notificações.

Das 4.775 notificações de suspeita de Dengue, 2.351 foram confirmados, 622 foram descartados, 1.264 foram considerados inconclusivos e 536 ainda aguardam resultados dos exames. Duas pessoas morreram pelas complicações da dengue grave hemorrágica, um óbito suspeito foi descartado após o resultado do exame.

Fonte: Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista

Já a Zika teve 854 notificações com 10 casos confirmados e 68 descartados. Ainda há 212 casos aguardando resultados e 564 casos inconclusivos. A Chikungunya teve 481 notificações, sendo que 23 casos foram confirmados e 458 foram descartados. Nenhuma das duas doenças levou pacientes a óbito durante os sete primeiros meses do ano.

A coordenação do Centro de Controle de Endemias informou que houve uma diminuição dos casos inconclusivos de dengue, em relação ao boletim divulgado no dia 20 de julho. Isso ocorreu devido a uma atualização para encerramento de casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que dá o prazo de 60 dias para que isso seja feito, com base no resultado laboratorial do paciente.

No entanto, os resultados têm levado, em média, 60 dias para serem divulgados e o próprio sistema acaba lançando os casos como inconclusivos, mas após a chegada dos resultados foram atualizadas as informações para o encerramento oficial com o resultado positivo ou negativos.

Além disso, a coordenação relata que após uma reavaliação das fichas de investigação, também houve uma redução de notificações de dengue por conta da duplicidade de notificações no SINAN, pois é comum ocorrer de um mesmo paciente procurar uma unidade de atendimento mais de uma vez durante o período sintomático de dengue e não comunicar sobre o primeiro atendimento. Com isso, ele é notificado novamente, gerando uma duplicidade da notificação que só é percebida após o lançamento no sistema.

Os bairros com mais casos notificados e confirmados de contaminação por Dengue, Zika e Chikungunya em Conquista, de acordo com informações do Centro de Controle de Endemias, são:

  • Cruzeiro: 759 notificados e 284 confirmados
  • Patagônia: 320 notificados e 137 confirmados
  • Alto Maron: 298 notificados e 148 confirmados
  • Centro: 242 notificados e 101 confirmados
  • Vila América: 339 notificados e 83 confirmados
  • Alto da Boa Vista: 219 notificados e 105 confirmados
  • Brasil: 249 notificados e 116 confirmados
  • Vila Elisa: 110 notificados e 31 conformados.

O Centro de Controle de Endemias ressalta que os trabalhos de combate ao mosquito seguem em ritmo intensificado com ações de controle e prevenção, como o fumacê realizado em mais de 30 localidades, bloqueios feitos com equipamento costal, limpeza de terrenos em áreas públicas e privadas, coleta de pneus, visitas dos agentes de endemias às residências com acesso pela lateral e tratamento de pontos estratégicos.

Além disso, a coordenação pede á população para contribuir no combate ao Aedes aegypti, com ações para evitar que a proliferação mosquito cresça, como a limpeza de quintais e lotes e eliminação de focos de água parada.

No caso do surgimento de sintomas característicos de dengue, zika ou chikungunya, a orientação é para procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa para ser notificado e receber atendimento médico. A população também pode fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias, por meio do número: (77) 3429-7421.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile