30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Com programação virtual, Romaria de Bom Jesus da Lapa começa nesta terça-feira

Mais Lidas

Começa nesta terça-feira (28), a novena e a festa do Senhor Bom Jesus da Lapa. Por conta da pandemia do coronavírus, toda a programação será de forma virtual. As celebrações serão transmitidas pela internet até o dia 6 de agosto.

Considerada a terceira maior romaria do país, o evento religioso atrai fiéis de várias partes do país há mais de três séculos. Este ano, no entanto, o pedido das autoridades do município é para que os romeiros não compareçam na cidade conhecida como a capital baiana da fé.

O tema da festa remete ao momento complicado em que passa o mundo devido à pandemia – “Bom Jesus: responsabilidade missionária e cuidado com a vida”.

“A romaria nossa foi cancelada e não terá publico, as missas serão celebradas e transmitidas. Pedimos aos romeiros que fiquem em suas casas, não venham para Bom Jesus e acompanhem toda a programação pela televisão e redes sociais”, disse o prefeito Eures Ribeiro.

Desde o mês de março, o Santuário vem transmitindo as celebrações pelas mídias sociais. As romarias do Terço dos Homens e da Terra e das Águas, eventos que antecedem a Novena e a festa ao Senhor Bom Jesus, também aconteceram virtualmente por meio da Web TV Bom Jesus.

Os fiéis poderão conferir todo o novenário de 28 de julho a 5 de agosto pelo Facebook, Instagram e canal no Youtube. No dia 6 de agosto, uma programação especial começará com missa solene às 7h e terminará com uma live do Padre Alessandro Campos às 19h30.

A gruta permanecerá aberta, mas só poderá ser visitada das 8h às 14h. Haverá limite de pessoas e tempo em visitação a gruta, haverá túnel de desinfecção na entrada e na saída, distribuição de máscaras, além do controle feito pela Guarda Municipal e Polícia Militar de circulação de pessoas no entorno do morro.

Estão proibidas as subidas ao morro e a entrada de ônibus e coletivos na cidade (que já ocorre por lei estadual).

Programação da Novena e Festa

A partir do tema geral da romaria, durante os nove dias serão trabalhados subtemas relacionados à responsabilidade missionária e cuidado com a vida.

A Novena Solene iniciará na terça-feira, 28, às 19h, com transmissão ao vivo pela WEB TV BOM JESUS. Até o dia 05 de agosto, ela poderá ser acompanhada por este canal de comunicação do Santuário, na internet. Além disso, todos os dias serão transmitidos o Terço da Misericórdia às três da tarde e a Santa Missa, às 17h.

Do dia 03 ao dia 05 de agosto, a TV Aparecida também passa a transmitir a Novena Solene às 19h. Já o dia 06, dia festivo, terá uma programação especial. Logo às sete horas da manhã, acontecerá a Santa Missa Solene, transmitida pela TV Pai Eterno. Às 16h, a Imagem Peregrina do Senhor Bom Jesus percorrerá algumas ruas da cidade e às 18h, acontecerá o encerramento na esplanada do Santuário, transmitido pela TV Aparecida e Web TV Bom Jesus.

Música e cultura no Novenário e Festa do Senhor Bom Jesus

Para aqueles que costumam participar dos momentos culturais durante a romaria, o Santuário preparou um programa especial, o BOA NOITE BOM JESUS. Transmitido todos os dias às 20h30, pela WEB TV no Youtube, Facebook e Instagram, durante todo o Novenário. Em um cenário especial, o programa contará com entrevistas, reportagens e o principal: música com artistas da terra.

Para encerrar a parte musical do festejo, com chave de ouro, no dia 06 de agosto os fiéis poderão acompanhar de casa, às 19h30, uma Live Show com o padre Alessandro Campos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas