Vitória da Conquista chega a 75 óbitos por Covid-19 neste domingo

Divulgação / PMVC

Mais três óbitos por Covid-19 foram confirmadas pela secretaria municipal de Saúde de Vitória da Conquista. As informações constam no boletim epidemiológico desde domingo (9), divulgado no início da noite.

Com isso, chega a 75 o número de conquistenses mortos pela doença desde o início da pandemia. Somente nos 9 primeiros dias de agosto foram 20, média de 2,22 por dia.

Além dos três óbitos confirmados, a pasta investiga mais dois óbitos de pacientes com suspeita de contaminação pela Covid-19. As confirmações ou não sairão após a conclusão da investigação laboratorial.

O 73º óbito foi de um homem de 84 anos, morador do bairro Ibirapuera, portador de Doença de Alzheimer. Ele foi internado no dia 16 de julho no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a falecer no dia 18 de julho. O caso aguardava resultado da investigação laboratorial que apresentou positivo para Covid-19.

O 74º óbito foi de uma mulher de 76 anos, moradora do bairro Guarani, portadora de Hipertensão e Diabetes Melito. Ela foi admitida no dia 26 de julho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo transferida no dia 27 de julho para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito neste domingo.

Por fim, o 75º óbito foi de uma mulher de 67 anos, moradora do bairro Patagônia, portadora de Doença cardiovascular crônica. Ela foi internada no dia 28 de julho no Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), onde veio a óbito no dia seguinte. O caso também aguardava resultado da investigação laboratorial que apresentou positivo para Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde totaliza 3.292 registros de casos confirmados da Covid-19 em Conquista, sendo que 2.522 das pessoas diagnosticadas já estão recuperadas da doença e 695 continuam em processo de recuperação.

Deste total, 37 pacientes estão internados e 658 estão tratando da doença em tratamento domiciliar.

Ainda seguem sob investigação 4.796 casos notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19 que aguardam classificação final, sendo 4.380 com critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 416 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR. Em relação ao quadro de saúde desses casos: 3.776 recuperaram-se da Síndrome Gripal, 1.002 estão com sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar, 16 pacientes estão hospitalizados.

Ocupação dos leitos

Fonte: Sesab

A rede SUS de Vitória da Conquista dispõem de 70 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19.

Segundo a última atualização da Sesab, há 47 pacientes internados nas UTI’s e a taxa de ocupação é de 67% no momento. Deste total, 20 pacientes estão fazendo o uso de respiradores mecânicos para manutenção dos sinais vitais. São 16 pacientes de Vitória da Conquista e os demais de outros municípios.

Já os 98 leitos clínicos têm 55 pacientes internados.

Além dos pacientes de Vitória da Conquista, há moradores de mais 25 cidades nos leitos da rede SUS – Itapetinga; Cordeiros; Mortugaba; Tanhaçu; Poções; Nova Canaã; Itarantim; Barra do Choça; Iguaí; Itambé; Itororó; Planalto; Barra da Estiva; Guanambi; Mirante; Maetinga; Camacã; Jânio Quadros; Ibicuí; Potiraguá; Cocos; Anagé; Wenceslau Guimarães; Malhada de Pedras; Ipiaú; Itabela; Iuiú; Itanhém; Caculé; Guarulhos-SP; Brumado; Ibicaraí.

Pesar

Ainda no boletim deste domingo, a Prefeitura de Vitória da Conquista lamentou por cada uma das pessoas falecidas pela doença e reforçou a necessidade da população manter as medidas de prevenção. “Evite sair de casa sem necessidade e, sempre que sair, use máscaras e higienize mãos e objetos”.

Clique para conferir o Boletim epidemiológico completo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile