33 C
Guanambi
27.4 C
Vitória da Conquista

Projeto do IF Baiano leva álcool 70º para profissionais de saúde e segurança

Mais Lidas

Desde o início da pandemia, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi tem desenvolvido ações visando mitigar os efeitos do coronavírus na região. Uma iniciativa de discentes, docentes e técnicos está ajudando a levar mais segurança para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença Covid-19.

A ação consiste basicamente na formulação e fabricação de álcool 70º INPM glicerinado e posterior doação para Instituições que atuam no enfrentamento à doença.

projeto teve início em parceria com a prefeitura de Guanambi, onde foram entregues 100 litros do antisséptico.  Por meio da secretaria de saúde de Pindaí, foram disponibilizados mais 30 litros do produto para utilização por profissionais de Saúde. Em um segundo momento, foram ainda enviados mais 100 litros para a prefeitura de São Félix do Coribe e 70 litros para o município de Urandi.

A segunda etapa foi iniciada e fortalecida com a aprovação de uma proposta na Chamada Interna Emergencial Conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão. Com este incentivo, pode-se beneficiar mais quatro Instituições, onde o projeto entregou o álcool 70º  ao Lar dos Idosos, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 17º Batalhão de Polícia Militar.

A equipe de trabalho é formada pelo Biomédico Milton Ricardo Silveira Brandão, Técnico em Química do campus Guanambi, pela coordenadora do projeto de extensão, professora Aureluci Alves Aquino, por discentes dos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroindústria.

Segundo o estudante do curso de Licenciatura em Química, Pedro Henrique Fernandes, “o projeto foi de grande relevância social e acadêmica. Conseguimos aplicar nossos conhecimentos técnicos em cada uma das etapas do processo produtivo, e ao mesmo tempo dar um retorno extremamente positivo para a sociedade. Os trabalhos foram intensos, mas o anseio de servir e aprender superaram todas as dificuldades. Foi uma experiência incrível!”

Já para a estudante Mérida Layara Costa, do curso de Tecnologia em Agroindústria, “O Projeto constituiu-se em uma prática de extrema importância, pois houve o aprimoramento dos conhecimentos por parte dos alunos envolvidos, uma vez que, foi colocado em prática ao longo de todo projeto os aprendizados obtidos no intuito de contribuir junto à sociedade para a redução da expansão do vírus, realizando a doação do Álcool produzido para as Unidades de saúde e principalmente para profissionais da área que estão expostos a esse vírus constantemente”.

Veja as fotos

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas