Bahia

Setembro Amarelo: Caps de Guanambi promove programação voltada à prevenção ao suicídio

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD II) de Guanambi estará realizando uma programação, durante todo o mês, para atender a campanha do “setembro amarelo”.

O projeto tem como objetivo levar atividades e atendimentos para além das salas do Centro de Atenção Psicossocial, proporcionando aos pacientes e sociedade a discussão sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Para tanto, os profissionais do CAPS AD II irão ministrar palestras on-line por meio de lives e rodas de conversa sobre o tema, nos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro. As transmissões serão realizadas por meio do perfil da entidade no instagram – @capsadgbi.

Além disso, no dia 10 de setembro acontecerá um drive thru na praça do feijão a partir das 9h, com a distribuição de álcool em gel e uma árvore ornamentada, com frases de valorização da vida será instalada na Praça Gercino Coelho.

As primeiras ações da entidade tem sido voltada para divulgação da programação. Diante disso, a coordenadora do Caps, Arilene Rodrigues, vem participando de algumas entrevistas nas rádios de Guanambi. Nesta quinta-feira (3), a divulgação ocorrerá no programa Agência Sertão no Ar, na Rádio Cultura de Guanambi (94,7 Fm), a partir das 17h40.

Divulgação

De acordo com a organização do setembro amarelo do Caps AD II, são atendidos na entidade mais de 100 pessoas direta e indiretamente em Guanambi, com acompanhamentos mensalmente, e os atendimentos de procedimentos chega a mais de 400 por mês.

Na instituição são prestados os seguintes serviços – Oficinas Terapêuticas, Atendimento Psiquiátrico, Atendimento Psicológico, Atendimento em Grupo, Atendimento Terapia Ocupacional, Serviço Social, Atendimento em Enfermagem, Atendimento Farmacêutico, Grupo de família e Visitas Domiciliares.

Suicídio no mundo

O suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que ocorre um caso a cada 40 segundos no mundo e cerca de 800 mil pessoas morrem em decorrência do suicídio todos os anos.

Confira onde buscar ajuda:

  • Centro de Valorização da Vida (CVV) – ligue 188 – ligação gratuita
  • UPA 24h
  • SAMU 192
  • Pronto socorro; hospitais
  • Caps e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – (saúde da família, postos e Centros de Saúde)

Geovane Santos
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

Veículos apreendidos foram transformados em viaturas para a PM de Guanambi

Duas novas viaturas vão reforçar a frota do 17º Batalhão da Polícia Militar (17ºBPM/Guanambi). Os…

Terapeutas do Hospital Geral de Vitória da Conquista utilizam materiais de baixo custo para levar bem-estar aos pacientes

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), também conhecido como Hospital de Base, que…

PRF recuperou veículo de locadora de Salvador em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na tarde desta sexta-feira (21), por volta das 16h10,…

Apostadores de Paulo Afonso, Salvador e Sobradinho foram premiados na Mega-Sena deste sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2446 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado…

Barco com quatro pessoas virou no rio São Francisco entre Carinhanha e Malhada, homem de 37 anos está desaparecido

Uma embarcação com quatro pessoas virou na tarde deste sábado (22), no rio São Francisco,…