34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Zé Raimundo define vice do PCdoB para sua chapa à prefeitura de Vitória da Conquista

Mais Lidas

O deputado estadual Zé Raimundo (PT) definiu quem será o nome que irá concorrer ao cargo de vice-prefeita em sua campanha à prefeitura de Vitória da Conquista. A escolhida é Luciana Oliveira Pereira, do PCdoB.

Luciana é natural de Porto Seguro e trabalha como jornalista na Câmara Municipal de Vitória da Conquista desde 2014. Ele também atuou como assessora de imprensa no mandato do deputado estadual Jean Fabrício Falcão, presidente municipal do PCdoB de Vitória da Conquista.

A pré-candidata se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e fez mestrado em Cultura, Educação e Linguagens, também pela Uesb.

A indicação de Luciana para a pré-candidatura ao cargo de vice-prefeita ocorreu no dia 27 de agosto, durante reunião do Diretório Municipal do PCdoB de Vitória da Conquista. O PT informou que desejava a indicação de uma mulher para a consolidação de uma ideia programática de 50% de mulheres no seu secretariado, a partir de janeiro de 2021.

Segundo o Blog do Anderson, a definição da chapa ocorreu em uma reunião de portas fechadas no Comitê Municipal do Partido dos Trabalhadores, na manhã do último sábado (5). O lançamento oficial da dupla está previsto para acontecer nesta terça-feira (8), por meio de uma vídeo conferência.

Pelo menos 10 pré-candidatos anunciaram que pretendem concorrer à prefeitura de Vitória da Conquista nas próximas eleições. O confronto principal deve ocorrer entre Zé Raimundo e o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), candidato à reeleição. Em 2016, Gusmão levou a melhor e ficou com a vaga de prefeito ao conseguir 57,58% dos votos válidos, contra 42,42% do petista no segundo turno das eleições.

Gusmão (MDB) escolheu a presidente licenciada da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista Sheila Lemos (DEM) para compor sua chapa. Ela é filha da atual vice-prefeita Irma Lemos. A convenção que irá oficializar a chapa será realizada na próxima quarta-feira (9).

Um dos partidos que confirmou o nome do pré-candidato a prefeito foi o Psol. A Convenção Municipal confirmou o nome de Ferdinand Martins para a disputa.

Zé Raimundo

José Raimundo Fontes tem 70 anos e é natural de Pojuca. Professor da Uesb, conquistou seu primeiro cargo eletivo nas eleições de 2000, ao ser eleito vice-prefeito. Em 2002 ele assumiu o mandato e foi reeleito em 2004.

Atualmente, Zé Raimundo está em seu terceiro mandato como deputado estadual.

Eleições 2020

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral. Os partidos terão até o próximo dia 16 para realizar as suas convenções. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 26 e a campanha eleitoral será liberada a partir do dia 27.

Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas