30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

PSD registra candidaturas em Itambé

Mais Lidas

Diretórios municipais de partidos políticos têm até o próximo dia 26 para registrar as candidaturas para as eleições de 15 de novembro. Alguns partidos já começaram a registrar os nomes que irão concorrer às vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios.

Em Itambé, na região de Vitória da Conquista, o PSD registrou a candidatura de José Cândido Araújo, o Candinho, para o cargo de prefeito e de Ivan Fernandes para o cargo de vice-prefeito. Também foram registrados oito candidatos do partido para o cargo de vereador, dos nove aprovados na convenção.

Para concorrer à prefeitura de Itambé, o PSD realizou coligação com o Republicanos, PTB, CIDADANIA e PSDB. A coligação terá o nome O Progresso com Competência e Honestidade. A convenção conjunta dos partidos ocorreu no último domingo (6).

Além do PSD, o Cidadania e o Republicanos aprovaram candidaturas ao cargo de vereador. Cada partido indicou 13 nomes para a disputa. Os registros no entanto ainda estão em processo de inclusão no sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)>

O principal adversário de Candinho nas eleições deve ser o atual prefeito Eduardo Gama (PT), que tentará a reeleição.

Faltando menos de 20 dias para o fim do prazo, quatro municípios baianos já têm candidatos registrados para as eleições municipais. Além de Itambé, em Cáem, Ibirapuã e Umburanas, os primeiros candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador já tiveram os registros incluídos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

Em Cáem, município de 9 mil habitantes localizado na região de Jacobina, O PSD saiu na frente ao realizar sua convenção e já oficializar o nome de Gilberto Matos para prefeito e de Fábio Queiroz para vice-prefeito. Gilberto é o atual prefeito do município e concorre à reeleição. Já Fábio Queiroz é vereador, tendo sido o mais votado em 2016 com 690 votos.

Em Ibirapuã, com 8,7 mil habitantes, na região de Teixeira de Freitas, o PT e o PTC registraram seus candidatos a vereador. O primeiro partido terá 10 candidatos e o segundo partido têm 14 postulantes a uma cadeira na câmara municipal registrados. Nesta terça-feira, o Patriotas também registrou suas candidaturas. Foram 14 candidaturas a vereador e a candidatura de prefeito de Rildo Ferreira de Andrade e de Edvaldo Carvalho dos Santos para vice. Os três partidos concorreram coligados ao cargo de prefeito na chapa Unidos por Ibirapuã.

Já em Umburanas, município de 19,4 mil habitantes, também na região de Jacobina, o DEM formalizou a candidatura de Roberto Bruno para prefeito, com Solando Duque candidato ao cargo de vice-prefeito. Os dois concorrem à reeleição. O partido também registrou a candidatura de 17 candidatos a vereador.

No total, até às 14h30 desta terça-feira (8), a Bahia já tem registro de dois candidatos a prefeito, quatro candidatos a prefeito, quatro a vice-prefeito e 76 a vereador. Em todo o país são 45 candidatos a prefeito, 46 candidatos a vice-prefeito e 437 candidatos a vereador.

Os registros de candidaturas podem ser acompanhados por meio de um portal desenvolvido exclusivamente para este fim, o Divulgacand. Nas páginas de cada candidatos ficam disponíveis as informações básicas, declaração de bens e a prestação de contas dos gastos de campanha. O Divulgacand também apresenta o status do registro das candidaturas.

O prazo para o registro de candidatura começa a partir do dia em que o partido realiza a convenção partidária. Este ano, devido às mudanças de datas decorrentes da pandemia do coronavírus, as convenções estão previstas para ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. Nesse contexto, é possível que algum partido faça a convenção logo no início do prazo e que, imediatamente, solicite o registro dos candidatos escolhidos.

Apesar das candidaturas já registradas, os candidatos só poderão de fato iniciar a campanha no dia 26 de setembro. Antes deste prazo, qualquer propaganda com pedido de votos, inclusive realizada pela internet, está proibida e quem infringir esta regra está sujeito às penalidades da legislação eleitoral.

Eleições 2020

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral. Os partidos terão até o próximo dia 16 para realizar as suas convenções. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 26 e a campanha eleitoral será liberada a partir do dia 27.

Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas