Sem categoria

Grito dos excluídos arrecada alimentos para pessoas carentes em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

A Paróquia São Geraldo Majella de Guanambi está realizando mais um ação que visa ajudar as pessoas carentes da comunidade. A ação faz parte do “Grito dos Excluídos” que acontece anualmente na cidade, no entanto, devido a pandemia, não foi possível esse ano.

Segundo a Paróquia, até sexta-feira (11) a secretaria paroquial estará aberta para receber doações de alimentos nos horários das 8h às 12 e das 14h às 17h. Diferente dos outros anos que aconteceram caminhadas em prol a um tema, esse ano será apenas realizado arrecadação para ajudar as pessoas necessitadas.

O ponto de coleta da secretaria fica localizada na Travessa Piauí, nº 12, no bairro Brasília. Ao lado da Igreja Matriz de São Geral Majella.

 

Grito dos excluídos e das excluídas em Guanambi 

No dia 06 de setembro de 2019, aconteceu o 20º Grito dos Excluídos e das Excluídas em Guanambi. O evento acontecia sempre um dia antes das comemorações da Independência do Brasil, dia 6 de setembro.

O  Grito dos Excluídos e das Excluídas, em 2019, abordou o tema – “Esse sistema não Vale”. Segundo a coordenação, o objetivo à época era chamar a atenção da sociedade para a urgência da organização e luta popular frente à conjuntura em que o país vivia.

A organização explicou que o tema, “trata-se de uma audaciosa e necessária alusão ao sistema econômico que mata em especial – a empresa Vale do Rio do Doce – responsável pela morte de centenas de pessoas e do desaparecimento de várias formas de vida em nome do lucro”.

Geralmente o evento era aberto para qualquer pessoa participar e tinha um local destinado para partida, de onde saiam e precorriam as principais ruas de Guanambi.

Evento nacional

O Grito dos Excluídos e Excluídas nacional é puxado por várias comunidades da Igreja Católica do Brasil. Normalmente, acontece dia 7 de setembro, exceto em Guanambi.

A primeira atividade semelhante ocorreu em 1995, resultado da Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1994. O tema era: A vida em primeiro lugar.

Nos anos subsequentes, novos temas sugiram, como – Trabalho e Terra para viver; Queremos justiça e dignidade; Aqui é o meu país;  Brasil: um filho teu não foge à luta; Progresso e Vida Pátria sem Dívida$;  Por amor a essa Pátria Brasil; Soberania não se negocia; Tirem as mãos… Brasil é nosso chão; Mudança pra valer, o povo faz acontecer; Brasil em nossas mãos a mudança; Brasil: na força da indignação, sementes de transformação.

Em seguida os temas foram: Isto não Vale: Queremos Participação no Destino da Nação; Direitos e Participação Popular; A força da transformação está na organização popular; Onde estão nossos Direitos? Vamos às ruas para construir o projeto popular; Pela vida grita a TERRA… Por direitos, todos nós!; Queremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta direitos a toda população; Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular;  Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos; Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?; Este sistema é insuportável. Exclui, degrada, mata!; Por direitos e democracia, a luta é todo dia e por fim, Desigualdade gera violência: Basta de Privilé

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

5 horas atrás

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

6 horas atrás

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

9 horas atrás

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

10 horas atrás

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

11 horas atrás

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

14 horas atrás