Novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa tem obras inciadas

Divulgação / Seinfra

A secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) confirmou o início do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa. Segundo a pasta, as obras foram iniciadas no final do mês de agosto.  O novo equipamento aeroportuário vai operar com aviação geral e terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros.

O Consórcio Atlântico-BR Infra, formado pelas empresas Atlântico Engenharia Ltda e BR Infra Construções Ltda, venceu a licitação realizada em junho e é responsável pelas execução das obras da primeira etapa. O contrato com o Governo da Bahia prevê a construção da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves.

A expectativa da Seinfra é de concluir esta etapa no segundo semestre de 2021. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. Para a construção do aeroporto, a Seinfra assinou o convênio de delegação junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), obteve autorização pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e teve o plano básico aprovado pelo Comando da Aeronáutica (Comaer).

O aeroporto ficará localizado em uma área patrimonial de 4,5 milhões de metros quadrados. O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550 metros de comprimento por 30 metros de largura.

Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. O município também é um produtor expressivo de frutas e o aeroporto deve servir para escoar parte da produção, principalmente aquela voltada à exportação.

Segundo a Seinfra, outra obra realizada na região do Velho Chico é a restauração da BA-160. “Em Bom Jesus da Lapa, estamos recuperando os 136 quilômetros da BA-160, que liga o município a Ibotirama, passando por Paratinga. Atualmente, os serviços são realizados entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Além disso, o projeto para a implantação de 5,7 km do acesso ao novo aeroporto está sendo elaborado”, ressalta o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile