Partidos aliados a Nilo Coelho realizarão convenção conjunta neste sábado em Guanambi

Divulgação

Neste sábado (12), a partir das 9h, quatro partidos irão realizar uma convenção conjunta para confirmar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores para a disputa das eleições que se aproximam.

Os diretórios municipais do DEM, PSDB, PDT e PSL irão referendar os nomes de Nilo Coelho (DEM) e do vereador Arnaldo Azevedo (PSDB) para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Também serão escolhidos os nomes dos candidatos a vereador.

Segundo a assessoria de comunicação da coligação, no mesmo dia, após a convenção, será realizada uma live às 19h25, transmitida pelo Facebook, com a participação da chapa majoritária, dos candidatos das legendas, do presidente nacional do DEM, ACM Neto, além de lideranças políticas locais, estaduais e nacional.

Ainda segundo a assessoria, o evento presencial terá acesso restrito do público externo, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus. Participarão do encontro apenas os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, membros da Executiva dos partidos, equipe técnica e imprensa.

Escolha do vice

O nome do vereador Arnaldo Azevedo (PSDB), o Nal, foi confirmado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Nilo Coelho (DEM) na semana passada.

O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, realizada no dia 3 de setembro. A live do lançamento oficial da pré-candidatura foi transmitida na página de Nilo Coelho no Facebook.

O nome do vereador de 40 anos já era cogitado há bastante tempo na cidade e a oficialização da pré-candidatura foi comemorada pelos aliados políticos de Nilo Coelho. O vereador Nal está em seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores e ganhou notoriedade ao doar mensalmente todo o seu subsídio de vereador para instituições da cidade, além de ter liderado a oposição ao prefeito Jairo Magalhães.

O principal adversário da dupla deve ser o atual prefeito Jairo Magalhães, que tentará a reeleição. Em 2016, Jairo venceu Nilo pela diferença de 802 votos. Na eleição deste ano, o cenário aponta para pelo menos mais duas candidaturas, da petista Valda e do bolsonarista Afonso Almeida.

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral. Os partidos terão até o próximo dia 16 para realizar as suas convenções. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 26 e a campanha eleitoral será liberada a partir do dia 27.

Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile