Policial

Associação de Supermercados acredita em alta de 40% no arroz na Bahia

Publicado por
Compartilhado

O presidente da Associação Baiana de Supermercados  (Abase), Joel Feldman, acredita que a alta no preço do arroz pode superar 40% no Estado. Ele explica que o aumento acontece na última semana e só irá refletir nos índices da próxima leitura, assim como outras categorias. Para a associação, o aumento está ligado a três fatores: aumento das exportações em virtude da desvalorização do Real; menor disponibilidade do produto no mercado interno; e aumento do consumo, em virtude do benefício federal para as famílias brasileiras, gerando maior poder de consumo.

“Perceba que o setor de supermercados não tem nenhuma gestão sobre estes fatores, ao comprar o arroz da indústria, cabe apenas ao supermercado repassar o aumento”, avalia. “Estamos em um momento crítico de elevação de diversos produtos, inclusive com o provável desabastecimento, a exemplo do Óleo de Soja que alcançou está semana o maior preço da sua história, ainda assim, provavelmente faltará em diversas redes de supermercados”, ressalta, ao BNews.

Ele defende que “ações governamentais podem agir para equilibrar os custos frente a indústria brasileira”. “A exemplo da redução dos impostos de importação que está em andamento para que o Brasil possa importar arroz sem a tributação onerosa que possibilite chegar ao supermercado com preços compatíveis com a média histórica”, declarou.

Durante uma live nesta quinta-feira (10),  o presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro da Justiça, André Mendonça, pediu e ele autorizou a abertura de uma investigação sobre o aumento do preço do arroz. “O André Mendonça veio falar comigo e perguntou: ‘Posso botar a Secretaria Nacional do Consumidor para investigar por que o preço subiu?” Eu falei que pode e ponto final. Isso porque, ao chegar a resposta, pode ser que o errado somos nós. Aí o governo toma providência”, declarou.

Na quarta, a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou representantes de produtores de alimentos para esclarecer o aumento dos preços dos produtos que compõem a cesta básica. No mesmo dia,  o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou relacionou a alta no preço do arroz ao auxílio emergencial de R$ 600 distribuídos pelo Governo Federal. Segundo ele, a inflação se dá pela lei da “oferta e da procura”.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 12 de setembro de 2020 02:38

Publicado por
Tag Abase

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio