INSS retoma atividades presenciais, mas perícia médica ainda está suspensa

Prova de vida do INSS
Reprodução/INSS

Na Bahia, agências de 54 cidades reabriam para atendimento presencial nesta segunda-feira (14). No entanto, apenas cinco serviços estão sendo realizados, entre eles –  cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Nesta primeira etapa, as agências atenderão segurados agendados. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O órgão orienta que os interessados façam o agendamento por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O serviço de perícia não está sendo ofertado devido a Secretaria de Perícia Médica Federal não liberar para que esses profissionais retome as atividades e até o momento, não há uma data prevista para a liberação.

A recomendação é que os brasileiros que, mesmo com a perícia médica já agendada, permaneçam em casa e aguardem próximas instruções.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) diz que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais, citando que só 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia foram aprovadas em uma vistoria que a entidade realizou.

Em nota, os peritos dizem que ainda havia agências sem EPI, além de outros problemas. “Abrir apenas estas agências e manter fechadas as demais é inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”, diz o texto.

As inspeções serão feitas a partir de hoje em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile