Convenções eleitorais foram marcadas por muitas aglomerações no interior da Bahia

Aglomeração em Livramento de Nossa Senhora / Leitor da Agência Sertão | Reprodução

Devido à pandemia do coronavírus, a rotina de toda a população precisou sofrer readaptações, no entanto, ainda existe muita resistência ao cumprimento das medidas de isolamento social. O período eleitoral que se inicia tem mostrado esta dificuldade no momento em que muitos municípios ainda não experimentaram o pico de contaminação do vírus, cuja principal forma de prevenção é evitar as aglomerações.

A campanha ainda não começou, mas as convenções partidárias já mostraram que o desrespeito às normas sanitárias por parte de candidatos e principalmente de eleitores deverá ser uma sina até 15 de novembro, quando acontecerá o primeiro turno das eleições municipais. O prazo para a realização destas convenções terminou nesta quarta-feira (16) e a campanha terá início no próximo dia 27.

Desde que as eleições voltaram a ser o foco em meio à pandemia, a Agência Sertão tem recebido diversos vídeos com reclamações sobre as aglomerações promovidas por pré-candidatos à prefeitura e a câmara de vereadores. Em municípios como Malhada, Riacho de Santana, Livramento de Nossa Senhora, entre outros, o povo foi as ruas para levantar a bandeira e demonstrar apoio aos seus pré-candidatos.

Por causa das aglomerações causadas em eventos partidários, nesta quinta-feira (17), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Jatahy Júnior, se reunirá com do governador da Bahia, Rui Costa; com o prefeito de Salvador, ACM Neto; o procurador regional eleitoral, Cláudio Gusmão; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Norma Angélica e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Prefeito Eures Ribeiro para debater sobre o assunto.

Vale ressaltar que, em junho, a Justiça Eleitoral autorizou os partidos políticos a realizarem convenções partidárias, por meio virtual, com o intuito de respeitar o novo calendário eleitoral, prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, e de atender às recomendações médicas e sanitárias.

Confira: 

No dia 07 de setembro, malhadenses se reuniram em um evento do candidato Anselmo Alves Boa Sorte. 

No município de Riacho de Santana, no último final de semana foram registrados diversos vídeos dos quais cidadãos estavam reunidos em prol de um partido político. 

Em livramento de Nossa Senhora também foi registrado aglomerações no último domingo (13). 

Reprodução

Na cidade de Casa Nova, na região de Juazeiro também foi registrado aglomeração nos últimos dias. 

 

O Jornal da Manhã da TV Bahia mostrou aglomerações em outras cidades da Bahia, confira.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile