Mais trinta e dois casos de infecção pelo coronavírus foram registrados em Brumado, nesta segunda-feira (21). A informação foi disponibilizada no boletim epidemiológico da Secretaria municipal de Saúde.
Com os novos registros, o município contabiliza um total de 1.281 casos da doença. Desses, 1.098 pacientes são considerados recuperados, enquanto 168 estão com o vírus ativo e 10 pessoas estão hospitalizadas.
Além disso, a Secretaria de Saúde registrou 15 óbitos, em pacientes de Brumado, por complicações da covid-19. O último foi registrado no dia 13 de setembro. A pasta não informou detalhes sobre a vítima, como sexo, idade, comorbidades, tempo e local de internação.
A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, regulamentou a volta às aulas presenciais na próxima segunda-feira (21) no município. A medida divide opiniões na cidade, muitos pais e professores são contra. O Ministério Público do Estado pediu na justiça a suspensão da volta às aulas na cidade. No entanto, a Justiça indeferiu o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Óbitos por Covid-19 em Brumado
O primeiro óbito ocorreu no dia 1º de junho, no Centro de Atendimento do Covid-19. A vítima foi uma mulher de 50 anos e conforme a secretaria de saúde, ela era diabética, hipertensa e obesa. A vítima seria transferida para unidade de saúde do município de Vitória da Conquista, no entanto, durante a transferência, já na saída da cidade, não resistiu e veio a óbito.
A segunda morte em decorrência da Covid-19 ocorreu no dia 10 de junho. A vítima foi um idoso de 77 anos que não resistiu às complicações da doença. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista.
O terceiro óbito ocorreu no dia 14 de junho. O paciente tinha 61 anos de idade e era hipertenso e cardiopata. Ele era morador da comunidade de Lagoa Funda, zona rural do município e estava internado no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC).
O quarto óbito foi confirmado em 30 de julho. O paciente tinha 88 anos e estava internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde morreu no dia 20 deste mês.
O quinto óbito foi confirmado no dia 5 de agosto e a prefeitura não divulgou informações sobre a vítima.
Já o sexto óbito foi confirmado no dia 11 de agosto. A vítima é uma homem de 77 anos com histórico de Doença de Alzheimer ativa e de Câncer de próstata pregresso. Ele estava internado por Covid-19 no Hospital de Campanha da Fonte Nova, em Salvador.
O sétimo óbito foi registrado no dia 13 de agosto e a vítima foi um homem de 71 anos.
O oitavo óbito foi confirmado no dia 19 de agosto. trata-se de um senhor de 75 anos com histórico de cardiopatia.
O nono óbito foi registrado no dia 21 de agosto. Trata-se de uma mulher de 76 anos. Ela estava com sintomas da doença desde o dia 7 de julho e foi internada em 14 de julho, um dia antes de ser diagnosticada com a Covid-19. Ela estava internada, se tratando em um hospital de referência em Salvador, desde o dia 18 de julho.
O décimo óbito foi registrado no dia 2 de setembro. A vítima foi uma idosa de 71 anos que era hipertensa e possuía problemas cardíaco. A paciente começou a sentir os sintomas no dia 15 de agosto, em seguida foi atendida na UPA 24h e transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. Ela veio a óbito nesta segunda-feira (31).
O 11º foi registrado no dia 3 de setembro. A vítima foi um idoso de 88 anos. Ele morreu na última terça-feira (1º).
O 12º foi confirmado no dia 5 de setembro. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes como a idade, o sexo e o histórico de comorbidades do paciente, tão pouco quanto ao local de internação.
O 13º e o 14º foram confirmados no dia 10 de setembro. A Secretaria de Saúde não informou detalhes sobre as vítimas, como sexo, idade, comorbidades, tempo e local de internação.