Prefeitura de Guanambi desapropria área na zona rural para construção de novo cemitério

Foto: Victor Boa Sorte

Esclarecimento: a área  destina-se a construção do novo cemitério para a localidade denominada Umburaninha, zona rural do Município de Guanambi.

Por meio de um decreto publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Município, a prefeitura de Guanambi desapropriou uma área para construção de um novo cemitério no município.

O terreno fica localizado na localidade denominada Bonanza, na região da Umburaninha, na zona rural do Município. O decreto não informa o tamanho da propriedade que dará lugar ao novo cemitério.

Na publicação, o prefeito Jairo Magalhães autoriza os setor jurídico da prefeito a proceder com o processo de desapropriação, que inclui a avaliação do valor do imóvel. Os recursos para o pagamento da indenização serão provenientes de recursos do orçamento do município.

De acordo com o mapa de Guanambi, disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região da fazenda Umburaninha fica distante cerca de 30 Km de Guanambi, acessada pela BA-573 (estrada de Matina), localizada após o Suruá e próximo ao Morro da Inácia.

Cemitério Santo Antônio atingiu capacidade máxima

O Cemitério de Guanambi (Cemitério Santo Antônio) chegou ao seu limite de ocupação no final de junho. Familiares que perderam entes queridos tiveram dificuldades para enterrar os corpos devido à lotação do lugar. Por essa razão, uma área murada na parte da frente do local foi anexada para receber novas sepulturas. A prefeitura busca uma área para a construção do novo espaço.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, considerando a média mensal de 25 sepultamentos, a nova área deve atender a demanda por aproximadamente quatro meses, ou seja, no fim de novembro, já que parte foi ocupada com os sepultamentos ocorridos em agosto e setembro.

Área aberta para novas sepulturas fica na parte da frente do cemitério

O cemitério atual ocupa uma área de aproximadamente cinco hectares e a área aberta possui apenas cerca de 350 m². O espaço estava murado e não havia certeza por parte da prefeitura de sua titularidade.

Todos os espaços disponíveis no cemitério estão ocupados. A maioria dos terrenos foi adquirida por famílias que construíram seus jazidos. Uma outra parte reservada para sepultamento de pessoas carentes está totalmente ocupada.

Muros foram abertos para ampliar área – Foto: Agência Sertão

A solução será a construção de um novo cemitério. O Cemitério Municipal de Guanambi fica localizado na Rua Carlos Drummond de Andrade, ele é o único público no município. Há ainda um privado localizado às margens da BA-573, rodovia que liga Guanambi ao município de Matina. Também há a previsão da construção de um novo cemitério privado, inclusive com crematório, que deve ser construído às margens da BR-030, na saída para Palmas de Monte Alto.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile