PSL e PT são aliados em vários municípios nas eleições de 2020

PSL e PT coligação aliança eleições
Divulgação / PM São Pedro dos Ferros

O Partido Social Liberal (PSL) e o Partido dos Trabalhadores (PT), antagonistas nas eleições presidenciais de 2018, estão juntos em muitos municípios em todo o país nas eleições de 2020. Em Minas Gerais, os dois partidos estão na mesma coligação em 21 dos 853 municípios do Estado.

Em dois destes municípios, um membro do PSL é o candidato a prefeito e um filiado do PT é candidato a vice-prefeito na mesma chapa. Nos outros 19, os candidatos a prefeito são de outros partidos.

Em São Pedro dos Ferros, município de 7.706 habitantes localizado na zona da mata do Estado, o atual prefeito Newton Avelar (PSL) e o atual vice-prefeito Topeca (PT) concorrem à reeleição. Em 2016, quando foi eleito, Avelar estava no PP, durante o mandato ele migrou para o PSL. Para fechar a miscelânea política, PSD, PL e PCdoB completam a coligação.

Outro município com o mesmo cenário é São João da Lagoa, de 4.932, localizado no Norte do Estado. O ex-prefeito João Ramos (PSL) é candidato a mais um mandato e tem como candidato a vice-prefeito Pablo Sena (PT). O PROS é o terceiro partido que compõem a coligação.

Uma curiosidade em relação à coligação ocorre no município de Pintópolis, de 7.524 habitantes, também localizada no Norte do Estado. Neste município, PT e PSL estão coligados na única chapa registrada para concorrer às eleições. O atual prefeito Ley Lopes (Patriota) é candidato único à reeleição e reuniu todos os partidos em sua coligação.

Municípios de Minas onde PSL e PT formam alianças: Bom Repouso; Capitólio; Conceição da Aparecida; Corinto; Extrema; Ijaci; Itabirito; João Pinheiro; Mercês; Nova Era; Pescador; Piedade Dos Gerais; Pintópolis; Pocrane; Santa Juliana; Santa Rita do Itueto; Santana do Deserto; São João da Lagoa; São João Nepomuceno; São Pedro dos Ferros; Vargem Alegre.

No Maranhão, em São Pedro dos Crentes, os dois partidos também estão juntos na eleição, porém os candidatos a prefeito e vice são do PSL. Em Pernambuco, no município de Trindade, uma chapa foi formada com candidata a prefeita do PSL, candidato a vice-prefeito do DEM e apoio do PT na coligação. Enquanto que em Urucurituba, no Amazonas, a situação é inversa. Sabugo (PT) é candidato a prefeito e tem como candidato a vice, Leoncio Tundis (Republicanos), com o apoio do PSL e de mais nove partidos.

Intervenção

No Estado de São Paulo, no município de Itapirapuã Paulista, a petista Sirlene Almeida Camargo foi escolhida como candidata a prefeita em uma chapa com o policial militar Aguinaldo Domingues da Cruz, do PSL. No entanto, a composição da coligação foi mudada após interferência do diretório estadual do partido, a aliança foi desfeita e o PSL ficou de fora da eleição majoritária, já que o candidato adversário é do PCdoB, partido fortemente ligado à esquerda. O vice escolhido acabou sendo Fernando da Farmácia, também do PT.

A aliança foi ironizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), adversário do grupo que comanda o diretório paulista. “Parabéns @bozzellajr, presidente do PSL em SP, e seus apoiadores (ironia)”, escreveu o filho do presidente da República, em referência ao também deputado federal Júnior Bozzella, que preside a sigla no estado. Depois que o acordo com o PT veio à tona, no entanto, Bozzella se movimentou para que o namoro não vire casamento.

Segundo o Jornal Extra, Júnior Bozzella enviou um comunicado à representação do partido em Itapirapuã Paulista. O texto lembra que a aliança com o PT descumpre uma resolução do PSL, que proíbe coligações com petistas, e pede providências.

“Toda documentação recebida por esta (direção) estadual relatava o policial Cruz como pré-candidato a prefeito. Em nenhum momento, esta estadual foi comunicada de tal coligação”, escreveu Bozzella.

No texto, o presidente do PSL em São Paulo afirma que, caso a aliança não seja desfeita pela direção municipal, ele promoverá uma intervenção no diretório: “O não atendimento deste comunicado implicará na imediata destituição do diretório municipal e em medidas cabíveis para anulação de tal coligação”.

Rivalidade

Foi pelo PSL que o presidente Jair Bolsonaro foi eleito. Ele deixou o partido após desavenças com as lideranças, no entanto, muitos de seus apoiadores permanecem na legenda. No outro espectro da política brasileira está o PT, partido do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, principal opositor do atual presidente.

Os dois partidos tiveram os melhores desempenhos nas eleições de 2020 para a Câmara dos Deputados. Enquanto o PT elegeu 54 parlamentares, o PSL elegeu 52. Atualmente, com as mudanças no cenário político, o PT tem 53 cadeiras e o PSL tem 41. Mesmo com a diminuição, os dois partidos continuam formando as maiores bancadas na Casa Legislativa.

Ao contrário do PT, conhecido há décadas, o PSL ganhou expressão com a filiação do atual presidente. Em alguns municípios a legenda já existia, mas se expandiu após a vitória eleitoral de 2018.

Nos municípios pequenos, os partidos políticos não costumam seguir a mesma rivalidade praticada a nível nacional. É comum encontrar coligações com partidos que possuem diretrizes completamente antagônicas, mas que conseguem se alinhar a nível local. Com a fragmentação partidária, onde há 33 partidos formalizados, muitas vezes, um partido político se torna simplesmente uma sigla para quem quer concorrer às eleições.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile