Incêndio atinge Morro do Cristo em Palmas de Monte Alto

Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação da Serra dos Montes Altos, próximo à cidade de Palmas de Monte Alto, nesta terça-feira (29). O fogo teve início no morro onde está o monumento do Cristo, localizado no topo atrás da cidade.

Vários vídeos de moradores do município foram publicados em grupos de WhatsApp, sendo possível observar a intensidade das chamas e da fumaça que se alastrou rapidamente pela serra.

Nas imagens é possível ver o fogo próximo a uma torre de telefonia celular e a imagem do Cristo no alto da serra.

Até às 15h, o fogo não havia invadido residências.

Ao site Folha do Vale, a secretária de Meio Ambiente, Maria Rosa Neves, pontuou que as chamas iniciaram no morro do Cristo, atingindo as torres de telefonia celular e posteriormente descendo para o outro lado da encosta. Segundo ela, foi utilizado carros pipas da Secretaria de Obras, para tentar controlar o fogo.

De acordo com a secretária, foi aberta uma chamada do Corpo de Bombeiros em Vitória da Conquista, bem como a solicitação de apoio e orientação da Brigada de Incêndio em Guanambi. Neves pontuou ainda que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi informado.

Incêndios na região

O tempo quente e seco característico desta época do ano contribui para o surgimento de grandes queimadas. Nas duas semanas anteriores foram registradas altas temperaturas na região e a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos.

A vegetação seca devido há mais de 160 dias sem chuva significativa, deixa o período mais propício a grandes queimadas, sobretudo em vegetações na zona rural.

Em Guanambi, por exemplo, vários incêndios foram registrados no final do mês. Os dois mais intensos consumiu mais de 150 hectares de vegetação, neste domingo (27).  Imagens de satélite de monitoramento registraram mais dois incêndios no domingo, um próximo à divisa com Candiba, e outro às margens da BA-573 (estrada de Malhada). Juntos resultaram na destruição de cerca de 100 hectares.

Além disso, um incêndio de grandes proporções consumiu uma área de vegetação próximo à cidade de Caetité, no dia 20 de setembro.

4 COMENTÁRIOS

  1. Com todo respeito, vocês poderiam informar a real situação dos fatos, pois o “suporte” da prefeitura foi um verdadeiro descaso. Além disso, é decepcionante ter solicitado um suporte da cidade vizinha Guanambi e todos os carros de bombeiros estarem quebrados. Tendo em vista, que todo mérito e reconhecimento seja aos funcionários da empresa privada que convocou toda sua equipe da região próxima, para controlar o incêndio. Aproveito, para desejar positividade e melhoras aos dois técnicos da Vivo que foram infelizmente afetados, por irresponsabilidade de quem provocou o incêndio, que até então não foi e nem será identificado.

    • A Agência Sertão não fez nenhuma afirmação em relação a ação da Prefeitura. A fala que explícita essa ação é de uma secretária do município, a Agência Sertão apenas reproduziu. No entanto, a sua colaboração é muito bem vinda e o seu ponto de vista vai ser levado em consideração. Agradecemos a sua participação!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile