Com guia falsificada, caminhões com mais de 100 animais são apreendidos em Tanhaçu

Caminhões que transportavam mais de 100 cabeças de gado na BA são flagrados com guia de trânsito animal falsificada — Foto: Adab/Divulgação

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreendeu três caminhões carregados com mais de 100 cabeças de gado em Tanhaçu, nesta quarta-feira (30). Os motoristas estavam com a guia de trânsito animal falsificada.

De acordo com a ADAB, sem a comprovação da origem do gado, 105 bovinos foram para o abate nesta quinta-feira (1°), em Brumado, como forma de evitar a entrada de possíveis doenças no Estado da Bahia.

A ADAB informou que outros dois caminhões também foram flagrados na ação e agora também estão em Brumado para que seja averiguada a origem da carga. Segundo o G1, caso não seja comprovada, outros 70 bovinos vão ser sacrificados.

PNEFA

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”. Foi delineado para ser executado em um período de 10 anos, iniciando em 2017 e encerrando em 2026.

Está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), convergindo com os esforços para a erradicação da doença na América do Sul. Um dos seus objetivos é a substituição gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, que implica na adoção de diversas ações a serem desenvolvidas em âmbito municipal, estadual e nacional, com o envolvimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO), setor privado, produtores rurais e agentes políticos.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile