Incêndio destruiu vegetação de Parque Municipal em Vitória da Conquista

Divulgação / Prefeitura de Vitória da Conquista

Um incêndio iniciado na tarde desta sexta-feira (2) destruiu boa parta da vegetação do Parque Municipal Lagoa das Bateias em Vitória da Conquista. O fogo só foi controlado no durante a noite, após árduo trabalho das equipes do corpo de bombeiros e da prefeitura de Vitória da Conquista.

Segundo a prefeitura, foi montada uma operação na manhã deste sábado com cerca de 200 servidores e máquinas que fizeram aceiros e roçagem de áreas que podem pegar fogo novamente. A Fiscalização Ambiental está investigando o incêndio na Lagoa, além de outros quatro focos detectados ontem, pois há indícios que sejam criminosos.

Segundo relato do administrador do Parque, José Renato de Sousa, o fogo começou por volta das 13h. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e a equipe conseguiu apagar o primeiro foco. Porém o fogo recomeçou e por conta do vento forte se alastrou rapidamente. Desta vez, a Brigada de Incêndio do Meio Ambiente atuou junto com o Corpo de Bombeiros. Servidores e máquinas do Deserg e da Secretaria de Serviços Públicos também trabalharam até a noite.

Divulgação / Prefeitura de Vitória da Conquista

“Estamos aqui até agora, mas a dificuldade de apagar é grande porque o fogo está nas taboas. Essa área é alagada e não sabemos com precisão sua fundura, então pode acontecer um afogamento. O fogo não chegou nas árvores, mas infelizmente muitas aves e répteis que estavam dentro das taboas não conseguiram fugir e morreram por causa desse incêndio”, relatou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, na noite de ontem.

A prefeitura não informou a área que foi destruída pelas chamas. O fogo chegou bem perto do museu da fauna e flora local.

A Lagoa das Bateias faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio Verruga e localiza-se na zona urbana de Vitória da Conquista, possuindo uma área de aproximadamente 53 hectares. O local funciona como uma unidade de Conservação, que que desempenha funções de manutenção dos mananciais hídricos e tem importância como monumento paisagístico e área de lazer para a cidade.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile