A Prefeitura de Vitória da Conquista editou mais um decreto com medidas de flexibilização das atividades econômicas no município. A regulamentação foi publicada na noite deste domingo (4), no Diário Oficial do Município.
Entre as medidas, está a ampliação do horário permitido para funcionamento de bares, restaurantes e shoppings centers. Agora, bares e restaurantes podem funcionar das 11h às 00h, antes a liberação era das 11h às 17h ou das 18h às 0h. Já os shoppings podem abrir das 12h às 22h.
O horário do funcionamento do comércio aos sábados também foi ampliado, podendo ficar aberto os estabelecimentos das 9h às 13h. Antes, os comércios estavam autorizados a abrir das 8h às 12h em sistema de revezamento de acordo com a atividade econômica. Excepcionalmente, no próximo sábado (10), por conta do feriado do dia das crianças no dia 12, os comércios poderão funcionar das 9h às 18h.
Também foi liberado o serviço de buffet em eventos, desde que sejam integralmente observadas as disposições de segurança dispostas no protocolo editado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os eventos com até 100 pessoas estão autorizados desde o mês passado, mas os serviços de alimentação estavam proibidos. Agora, cinemas e teatros podem funcionar com até 60% da capacidade.
Segundo a prefeitura, essas medidas foram tomadas considerando a evolução do quadro epidemiológico da Covid-19 no município. Dados técnicos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que a taxa de crescimento de diário de novos casos confirmados no município foi de 0,99, a menor desde o início da pandemia. A taxa de Letalidade continua diminuindo semanalmente tendo chegado a 1,81 nesta semana.
Confira a íntegra do decreto com todas as medidas.
Coronavírus em Vitória da Conquista
De acordo Boletim epidemiológico deste domingo (4), 10 novos casos da Covid-19 foram diagnosticados no município. Com os novos dados, o número de pessoas que já foram contaminadas pela doença passou para 8.180. Destas, 7.630 estão recuperadas e 402 pacientes estão em recuperação – 34 internados e 368 em tratamento domiciliar.
Outros 6.344 casos foram notificados como Síndrome Gripal não especificada e 5.942 aguardam por classificação final (definição de caso como positivo, descartado ou Síndrome gripal não especificada), sendo que 4.770 esperam pela investigação laboratorial e 1.172 casos aguardam resultado do exame RT-PCR das amostras que foram encaminhadas para análise no Lacen Municipal e Estadual.
A taxa de ocupação de UTI’s está em 72,9%.