Pelo menos cinco candidatos às eleições de 2020 morreram com a Covid-19

Candidatos vítimas da Covid-19
Pelo menos cinco candidatos às eleições de 2020 morreram vítimas da Covid-19 - Reprodução / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza até esta segunda-feira (12), em todo o Brasil, 22 registros de candidaturas consideras inaptas devido ao falecimento dos candidatos. Segundo levantamento da Agência Sertão, pelo menos cinco candidatos morreram vítimas das complicações do coronavírus.

Na lista dos mortos também há causas como câncer, problemas cardíacos, tétano e outros problemas de saúde. Dois candidatos morreram assassinados e dois sofreram acidentes automobilísticos. Pelo menos quatro candidatos não tiveram as causas das mortes divulgadas. Entre os falecidos, quatro eram candidatos a vice-prefeito, dois a prefeito e 18 a vereador.

Desde a realização das convenções partidárias, na primeira quinzena de setembro, muitos candidatos e eleitores deixaram de lado as medidas de distanciamento social e partiram para o corpo-a-corpo. Com início da campanha há duas semanas, reuniões, passeatas e comícios têm gerado aglomerações em municípios de todo o país.

A primeira vítima da Covid-19 entre os candidatos foi Odair Alves Machado, mais conhecido como Odair Mineiro (Solidariedade), vice-prefeito e candidato à reeleição em Barrolândia, no Tocantins. Ele morreu no dia  23 de setembro, após ficar internado por 16 dias na UTI de um hospital particular em Palmas.

A segunda candidata que não resistiu à Covid-19 foi a professora Olímpia Torres Fernandes, 53 anos, candidata a vereadora no município de Ariquemes, em Rondônia, pelo Republicanos. Ela ficou internada por vários dias e morreu em 28 de setembro com as complicações da doença.

No dia 29, a vítima foi Leonardo Teodoro Arnholdo (DEM), ex-prefeito e candidato a mais um mandato em São José do Hortêncio, no Rio Grande do Sul. Segundo informações da prefeitura local, ele lutava contra problemas de saúde, como a diabetes e confirmação do diagnóstico da Covid-19 ocorreu dois dias depois do óbito.

Na última segunda-feira (5), morreu, após contrair o coronavírus, o candidato a vice-prefeito de Novo Gama, Goiás, Chico Viana (PSOL). Ele tinha 73 anos e estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde tentava se recuperar das complicações da Covid-19.

Por fim, na última quarta-feira (7), a vítima foi o ex-prefeito de Ibema, no oeste do Paraná, Aramitan Antônio Fortunato (PROS). Ele tinha 58 anos, sendo prefeito da cidade por três mandatos e candidato mais uma vez ao cargo. Segundo a assessoria do PROS, Aramitan sofreu um queda de moto e foi internando no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel. Na unidade de saúde, ele apresentou sintomas da Covid-19 e foi testado, tendo a confirmação da doença.

Assassinados

Dois candidatos às eleições de 2020 foram assassinados após o registro de candidatura. O primeiro caso ocorreu em Patrocínio, Minas Gerais. O vereador e candidato à reeleição Cassio Remis (PSDB) foi morto a tiros na tarde do dia 24 de setembro, após ser atacado durante uma live. De acordo com a polícia, o autor do crime é Jorge Marra, irmão do prefeito da cidade e secretário de Obras do município.

O outro candidato assassinado também morreu no dia 24 de setembro. O conselheiro tutelar Valter Rafael da Silva, de 48 anos, foi morto a tiros na zona rural de São José de Coroa Grande. Ele trafegava de moto por uma estrada vicinal quando foi atingido por uma atirador que estava em outra motocicleta. Valter era candidato a vereador na cidade pelo (DEM).

Acidentados

No dia 21 de setembro, morreu a candidata a vereadora de Porto Real, no Rio de Janeiro, Claudimira Araujo Freitas, de 51 anos.  Segundo o Foco Regional, Claudia do Bingo, como era conhecida, foi atropelada em uma rua do centro da cidade. Ela retornava do trabalho para casa em uma bicicleta, quando foi atingida por um veículo. Cláudia chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal São Francisco de Assis, mas não resistiu aos ferimentos.

Por fim, no último dia 1º, um candidato a vereador de Cambé, conhecido como Lourival Casturino Ducini, de 54 anos, morreu após se envolver em um acidente de trânsito na PR-090, na curva da Jabuticabeira, entre as cidades de Ibiporã e Sertanópolis. Segundo o RIC Mais, Lourival foi encontrado caído às margens da rodovia. Não havia marcas de frenagem na pista, o que aponta que o condutor teria perdido o controle da moto.

Candidatos às eleições de 2020

Ao todo, 553.380 candidatos se registraram nas eleições deste ano. Até o momento, 3.259 candidatos foram considerados inaptos por renúncia, indeferimento, não conhecimento do pedido e cancelamento, além dos 22 candidatos que faleceram.

Eles concorrem às 56.389 cadeiras nas câmaras municipais de 5.568 municípios de 26 estados. A relação é de 9,03 candidato por vaga.

Somando-se aos 38.366 candidatos a prefeito e vice-prefeito, são 547.467 pessoas que se registraram por meio de partidos para concorrer aos cargos municipais. Ao todo, 22.197 são candidatos à reeleição.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile