A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado confirmou mais 38 casos de pacientes brumadenses diagnosticados com o coronavírus nesta quarta-feira (14). Com isso, o município atingiu 2.038 casos da doença.
Do total de infectados, 1.769 se recuperaram da infecção, outros 248 seguem em tratamento, sendo que 11 pacientes estão hospitalizados. Brumado soma mais 88 casos suspeitos da doença que ainda aguardam resultado de exame laboratorial.
Além disso, o município contabiliza um total de 21 pacientes que morreram após contraíram o coronavírus. A pasta não divulga detalhes sobre as vítimas, como sexo, idade, local do falecimento e pré-existência de comorbidades.
Desde o início da pandemia, foram 6.751 notificações de suspeita da doença, dos quais 4493 já foram descartados.
Segundo a secretaria, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Um dos infectados é o secretário de Saúde, Cláudio Soares Feres. Ele apresentou sintomas da doença na última semana e teve o resultado do exame disponibilizado nesta segunda-feira (12), confirmando o diagnóstico da Covid-19. O gestor da área de Saúde em Brumado segue em isolamento domiciliar.
Na semana passada, o candidato a prefeito de Brumado, o médico Geraldo Azevedo, teve alta hospitalar após mais de uma semana internado com a doença.
Volta às aulas
No dia 8 de outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, negou o pedido da prefeitura de Brumado para que seja suspensa a liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determinou a suspensão da volta às aulas no município. No último dia 21 de setembro, as escolas foram reabertas para aulas presenciais, no entanto, no mesmo dia, o TJ-BA determinou a suspensão a pedido do Ministério Público Estadual.