Chuva causa alagamentos e vento destrói barracas no Ceasa de Vitória da Conquista

Publicado por
Compartilhado

Desde domingo (25) tem chovido de forma significativa em Vitória da Conquista, colocando fim à estiagem que predominava no município desde o fim do outono. No entanto, as chuvas têm vindo em forma de tempestades, com muitos raios, trovões e vento forte.

Nas últimas 72 horas, o acumulado médio de chuva registrado pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é de 75 mm. Segundo a Defesa Civil municipal, nas últimas 12 horas, o volume de chuvas registrado em Vitória da Conquista foi de 31,8 milímetros (média referente a quatro pluviômetros).

No fim da tarde desta terça-feira (27), um forte vendaval levantou barracas no Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores. Segundo o Blog do Anderson, as barracas do setor de confecção foram as mais atingidas.

A chuva também causou alagamentos em algumas localidades do centro, deixando algumas ruas e praças debaixo d’água. Na Avenida Lauro de Freitas, onde está sendo construída uma nova estação de transbordo, a água tomou conta da via. O local passou recentemente por obras de drenagem que tinham como intuito solucionar o problema antigo da região.

Também teve inundação na Praça Vitor Brito, para onde desce a água que escoa da Avenida Lauro Freitas, e que também foi reformada há pouco tempo. Segundo o Blog do Sena, todas as vezes em que chove forte, bancos e partes dos canteiros são arrastados.

Praça ficou debaixo d’água no Centro da Cidade – Reprodução / Blog do Sena

Os alagamentos ainda atingiram a Travessa Monsenhor Olímpio, onde ficam um dos principais canais de drenagem, parte da estrutura desabou e uma enorme cratera se formou. As rachaduras foram tão grandes que até mesmo o passeio foi atingido.

Desde o início das intervenções, a realização de obras de drenagem sem a construção de um novo canal para onde a água iria ser escoada gerou muitas críticas. Profissionais diziam que o antigo canal, construído há anos, não daria conta de receber todo volume de água. Como pode ser visto nas primeiras chuvas fortes, a teoria foi comprovada.

A prefeitura informou que as equipes da Defesa Civil estão trabalhando 24 horas. Até o momento, foram registrados cinco chamados em todo o município. A maioria deles por causa de alagamentos e rachaduras nos imóveis. Em caso de necessidade, a recomendação á população é para ligar para o 199 (Corpo de Bombeiros).

Toda essa chuva está sendo causada pela ação de um ciclone subtropical, localizado na costa brasileira, a altura do Sudeste do país. As chuvas podem continuar ocorrendo na região pelo menos até a próxima quinta-feira (29).

O Inmet possui alerta de risco potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta termina na manhã desta quarta-feira (28) e vale para quase todo o Estado da Bahia.

Da Redação da Agência Sertão, com informações do Blog do Anderson e do Blog do Sena

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de outubro de 2020 00:14

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Anatel liberou sinal 5G em mais 220 municípios a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa…

29 de abril de 2024

SineBahia seleciona para vagas de emprego em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Juazeiro e Senhor do Bonfim nesta segunda

Novas vagas de emprego foram anunciadas para esta segunda-feira, 29 de abril, pelas agências do…

29 de abril de 2024

Confira as vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta segunda

O SineBahia, órgão estadual e intermediação gratuita para o mercado e trabalho, divulgou centenas de…

29 de abril de 2024

Dois motoristas com sinais de embriaguez colidiram contra postes em Guanambi neste domingo

Em um intervalo de menos de nove horas, dois acidentes bastante similares foram registrados neste…

29 de abril de 2024

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024
Anúncio