Foto: Tiago Marques / Agência Sertão
Processo Seletivo da Prefeitura de Brumado

Pesquisa eleitoral em Brumado aponta reeleição do atual prefeito

Anúncio

Uma pesquisa eleitoral divulgada pelo site Brumado Urgente foi divulgada nos primeiros minutos desta quinta-feira (29). O levantamento realizado pela Opinião Pesquisas, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta para a possibilidade de reeleição do atual prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), com ampla vantagem para os demais candidatos.

No questionamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Eduardo tem 41,3% das intenções de voto, contra 15,4% do candidato Fabrício (DEM) e 8,7% do candidato Dr. Geraldo (PP). Tõe Gentil (PSDB) não pontuou, enquanto 24,2% dos entrevistados se disseram indecisos, 5,6% declararam que pretendem votar nulo ou em branco e 4,5% não opinaram.

Opinião Pesquisas

Já na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Eduardo tem 42,1% das intenções de voto, contra 20,2% de Fabrício e 17,1% de Dr. Geraldo. Tõe Gentil aparece em quarto lugar, com 0,8%. Os indecisos somam 12,4%, enquanto 5,1% afirmaram votar em branco ou nulo e 2,2% não opinaram.

Opinião Pesquisas

A pesquisa ouviu 400 eleitores entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 4,86 pontos percentuais para mais ou para menos, no intervalo de confiança de 95%. Essa foi a primeira pesquisa registrada em Brumado nestas eleições.

Caetité

Em Caetité, duas pesquisas foram registradas. A primeira, realizada pela empresa Fernandes Consultoria a pedido da Rádio Alvorada Ltda, de Guanambi, ouviu cerca de 600 eleitores entre os dias 24 e 26 de outubro. A divulgação está prevista para ocorrer no próximo domingo (1º). Os entrevistados foram submetidos a duas perguntas. A primeira questiona o eleitor sobre sua intensão de voto de forma estimulado, já a segunda questiona quem o eleitor acha que irá vencer a disputa.

A segunda pesquisa, realizada pela Sudoeste Comunicação e Pesquisas, de Brumado, começou a aplicar os questionários nesta terça-feira (27) e deve concluir as 600 entrevistas nesta quinta-feira (28). O resultado poderá ser divulgado na próxima segunda-feira (2). Foram aplicadas três questões. A primeira avalia a intenção de voto de forma estimulada, enquanto a segunda avalia a rejeição dos candidatos. Por fim, a terceira questão avalia a gestão do atual prefeito Aldo Gondim (PSD).

Três candidatos tentam impedir a reeleição de Aldo. Éder David (DEM), Valtécio Aguiar (PDT) e Wanderson Pimenta (PSOL) se apresentam como opções à continuidade do atual governo. (veja mais sobre os candidatos)

Vitória da Conquista

Uma nova pesquisa eleitoral foi realizada em Vitória da Conquista entre sábado (24) e terça-feira (27). O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderá ser divulgado nesta sexta-feira (30).

A pesquisa foi realizada pela Eleva Tecnologia e Comunicação Ltda, empresa sediada em Salvador. A própria empresa é responsável por demandar o levantamento, ou seja, não houve partidos políticos ou veículos de imprensa que solicitaram o serviço.

Segundo as informações de registro no TSE, foram entrevistados 600 eleitores residentes no município, de forma presencial, no domicílio do próprio entrevistado, perfazendo um erro da ordem de 4%. Foram ouvidos eleitores da cidade, dos distritos e da zona rural. O objetivo principal da pesquisa é captar o quadro político-eleitoral no município.

O questionário teve cinco perguntas direcionadas ao entrevistado. A primeira foi sobre a avaliação da atual administração municipal. A segundo pergunta foi sobre a intenção de voto de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes do candidato, enquanto na terceira pergunta houve a apresentação dos nomes dos sete candidatos (pesquisa estimulada). A quarta questão foi sobre a rejeição aos candidatos e a quinta e última sobre que o eleitor acredita que irá vencer a disputa.

A Eleva Comunicação registrou pesquisas realizadas em quatro municípios. Em Ibirataia e em Catu, os resultados já foram registrados. Além da pesquisa que deve ser divulgada em Vitória da Conquista na próxima sexta-feira, o instituto também registrou pesquisa em Itabuna, com divulgação prevista para este sábado (31).

Até o momento, duas pesquisas foram divulgadas em Vitória da Conquista. Ambas foram realizadas no mês de setembro, ainda no período pré-campanha. Na ocasião, Zé Raimundo (PT) apareceu ligeiramente a frente no levantamento encomendado pelo Jornal A Tarde, empatado tecnicamente com o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Já no levantamento realizado e divulgado pela Hoje InData, a vantagem do petista foi um pouco maior, fora da margem de erro.

Sete candidatos disputam o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. O município tem 231.176 eleitores aptos a votar no próximo dia 15 de novembro. Caso o candidato mais votado obtenham menos de 50% dos votos válidos, o eleitorado voltará às urnas no dia 29 para o segundo turno.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *