A partir desta quarta-feira (3), entrevistadores contratados pela empresa Potencial Consultoria e Pesquisa estarão em Vitória da Conquista para realizar mais uma pesquisa de intenção de voto no município. O levantamento foi encomendado pelo Jornal A Tarde, de Salvador, e tem divulgação prevista para a próxima segunda-feira (9), nas edições imprensa e digital do veículo.
Até o próximo domingo (8), 600 entrevistas serão realizadas nos bairros, distritos e nas comunidades rurais de Vitória da Conquista. O objetivo será conhecer o preferência do eleitorado quanto ao voto para prefeito. O Jornal pagou R$ 8 mil à Potencial para realização da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
Os eleitores serão questionados sobre uma série de perguntas, como intenção de voto de forma espontânea e estimulada para o cargo de prefeito em primeiro turno. Também serão feitas pela primeira vez simulações de segundo turno, com três hipotéticos cenários: Zé Raimundo x Herzem; Zé Raimundo x David Salomão; Herzem x David Salomão.
Ainda será medida a rejeição dos candidatos e avaliada a percepção do eleitor quanto aos governos Herzem (municipal), Rui Costa (estadual) e Jair Bolsonaro (federal).
O Jornal A Tarde está divulgado pesquisas realizadas nos principais municípios do interior do Estado. Para o próximo domingo (8), está prevista a divulgação de um levantamento feito em Ilhéus. Além de Vitória da Conquista, foram realizadas pesquisas em Juazeiro, Camaçari, Candeias, Ipiaú, Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhaes e Salvador.
Pesquisa anterior
Esta é a segunda pesquisa realizada pelo mesmo instituto a pedido do Jornal A Tarde. A primeira foi realizada entre os dias 24 e 29 de setembro e divulgada em 1º de outubro. Os números apontaram ligeira vantagem do ex-prefeito e deputado estadual Zé Raimundo (PT) empatado dentro da margem de erro com o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB).
Zé Raimundo apareceu à época com 34% das intenções de votos e Herzem com 29%. Os dois ficaram tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que foi de 4 pontos para mais ou para menos.
Na sequência aparece o vereador David Salomão, escolhido por 9% dos entrevistados. Dois candidatos aparecem empatados com 2% da preferencia do eleitorado, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL). Romilson Filho do (PP) e Professor Ferdinand (PSOL) têm 1% cada segundo a pesquisa.
Hoje InData
Dois dias após a divulgação da primeira pesquisa, o instituto Hoje InData divulgou a segunda pesquisa registrada, também apontando vantagem de Zé Raimundo, desta vez fora da margem de erro.
O petista teve o melhor desempenho com preferencia de 38,68% do eleitorado, contra 29,63% do atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Em terceiro lugar, com 6,46% das intenções de voto apareceu o vereador David Salomão (PRTB). A quarta colocada foi Maris Stela (Rede), com 2,04%. Cabo Herling (PSL) e Professor Ferdinand tiveram 0,53% cada e Romilson Filho (PP) teve 0,43%.
Os que afirmaram estar ainda indecisos quanto ao voto somam 14%, 7,65% disseram que irão votar em branco ou anular. A margem de erro é de 3,19% mais o para menos, em um intervalo e confiança de 95%.
E-Leva
Por fim, na última sexta-feira (30), foi divulgado o levantamento realizado pelo Instituto E-Leva, apontando vantagem do candidato Zé Raimundo (PT), com possibilidade de vitória ainda no primeiro turno.
O petista tem 41,7% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado. O atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) aparece em segundo, com 30,34% da preferência do eleitorado.
O vereador David Salomão (PRTB) vem em terceiro, com 4% das intenções, e Maris Stella (Rede) em quatro com 1,96%. Na sequência vem Romilson Filho (PP), com 1,14%; Professor Ferdinand (PSOL), com 0,65%; e Cabo Herling (PSL), com 0,49% das intenções de voto.
Os que se declararam indecisos somam 13,87% e aqueles que pretendem votar em branco ou nulo são 5,71%.