Candidato a prefeito de Vitória da Conquista se descontrola em audiência do TRE-BA

O advogado David Salomão, candidato a prefeito de Vitória da Conquista, na Bahia, se exaltou e perdeu a compostura durante uma audiência virtual do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) realizada no último dia 5. Após o presidente da casa, o desembargador Jatahy Júnior, pedir objetividade, ele gritou que estava “cansado de tanta injustiça”, enquanto gesticulava de forma contundente.

Imagens da sessão plenária feita pela plataforma Zoom mostram o momento em que o advogado se irrita e chega a ter o áudio cortado. A cena ocorre logo depois que o desembargador faz um apelo a Salomão, que advogava em causa própria. Em análise, estava um recurso interposto por ele referente a uma sentença em primeira instância que julgou procedente a configuração de propaganda eleitoral irregular, pela qual foi condenado a pagar R$ 5 mil.


Veja também: Com indicação de Salamão, Câmara concede título de cidadão conquistense a Bolsonaro

“Seja bastante objetivo, colabore conosco”, solicitou o magistrado. O advogado respondeu: “Excelência, por que toda vez que o advogado vai falar é essa agonia?”, questiona. Ao citar a Constituição, Salomão é interrompido pelo desembargador que diz: “Essa não é uma questão de ordem”. Salomão então pede que o magistrado o deixe explicar, e é advertido novamente para que seja objetivo.

“Vamos ter que suspender o julgamento, não pode julgar. Está carreado aos autos, está na peça do recurso, como é que ele não viu e vai julgar? Pelo amor de Deus, Excelência. Eu estou cansado, estou cansado de tanta injustiça”, brada à medida que gesticula freneticamente.

Diante do descontrole, o advogado teve o áudio cortado, embora permanecesse gritando. Presente na sessão, o procurador regional eleitoral Claúdio Gusmão pediu que as gravações fossem remetidas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para apurar a conduta de Salomão.

Antes do destempero, Salomão havia argumentado que se sente perseguido por juízes da Bahia e chegou a citar uma passagem bíblica ao ter a palavra. Ele rebateu o parecer do relator do caso, o desembargador Roberto Frank, que votou por negar o provimento do recurso.

Procurado, o TRE-BA disse que não vai se manifestar. ÉPOCA tenta contato com o advogado David Salomão. O espaço segue aberto.

HISTÓRICO

Essa não é a primeira vez em que o advogado se descontrola em uma audiência. Em 2018, Salomão foi expulso do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA). após se desentender com o presidente da Corte, desembargador Gesivaldo Britto, e supostamente chamar de ‘mentiroso’ o procurador Nivaldo Aquino, do Ministério Público.

No mesmo ano, o advogado foi alvo de ação por propaganda irregular eleitoral, configurada pela veiculação de outdoors, com seu nome e foto, em localidades do município de Vitória da Conquista. Na ocasião, ele era candidato a deputado federal.

Via Época 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile