Polícia Federal cumpre mandados contra fraudes no auxílio emergencial na Bahia, São Paulo e Tocantins

Divulgação / Polícia Federal

Uma operação contra fraudes no auxílio emergencial foi deflagrada pela Polícia Federal nesta nesta segunda-feira (9), visando cumprir dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão nos estados da Bahia, São Paulo e Tocantins.

Denominada “Operação Primeira Parcela”, a ação tem como objetivo identificar e desarticular a atuação de indivíduos e grupos criminosos em ações fraudulentas para obter ilicitamente recursos do benefício.

No estado da Bahia, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a Polícia Federal já cumpriu três dos quatro mandados de prisão temporária e sete de de busca e apreensão. Os investigados também tiveram seus sigilos bancários e valores nelas depositados bloqueados. Também houve sequestro de veículos utilizados por membros do grupo.

No estado de SP, são cumpridos um mandado de prisão e três de busca e apreensão, além de sequestro de bens, na capital paulista, e dois mandados de busca e apreensão em São Bernardo do Campo e Sorocaba. Estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos sejam de cerca de R$ 350 mil somente nesse estado.

Segundo a PF, as investigações apontaram que os suspeitos teriam utilizado “indevidamente os dados das vítimas para realizar o cadastro para recebimento do Auxílio Emergencial e, em seguida, transferir os valores para suas próprias contas, através de boletos bancários”. Em apenas uma semana, o grupo teria cadastrado de forma irregular ao menos 59 contas, resultando em um desvio de cerca de R$ 33 mil.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação da PF de hoje conta com a participação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Cidadania (MCid), a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (CGU).

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile