Anúncio
Policial

Polícia Federal cumpre mandados contra fraudes no auxílio emergencial na Bahia, São Paulo e Tocantins

Compartilhado
Anúncio

Uma operação contra fraudes no auxílio emergencial foi deflagrada pela Polícia Federal nesta nesta segunda-feira (9), visando cumprir dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão nos estados da Bahia, São Paulo e Tocantins.

Denominada “Operação Primeira Parcela”, a ação tem como objetivo identificar e desarticular a atuação de indivíduos e grupos criminosos em ações fraudulentas para obter ilicitamente recursos do benefício.

No estado da Bahia, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a Polícia Federal já cumpriu três dos quatro mandados de prisão temporária e sete de de busca e apreensão. Os investigados também tiveram seus sigilos bancários e valores nelas depositados bloqueados. Também houve sequestro de veículos utilizados por membros do grupo.

No estado de SP, são cumpridos um mandado de prisão e três de busca e apreensão, além de sequestro de bens, na capital paulista, e dois mandados de busca e apreensão em São Bernardo do Campo e Sorocaba. Estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos sejam de cerca de R$ 350 mil somente nesse estado.

Segundo a PF, as investigações apontaram que os suspeitos teriam utilizado “indevidamente os dados das vítimas para realizar o cadastro para recebimento do Auxílio Emergencial e, em seguida, transferir os valores para suas próprias contas, através de boletos bancários”. Em apenas uma semana, o grupo teria cadastrado de forma irregular ao menos 59 contas, resultando em um desvio de cerca de R$ 33 mil.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação da PF de hoje conta com a participação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Cidadania (MCid), a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (CGU).

Via CNN

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por

Notícias recentes

Inema divulgou a previsão do tempo para o fim de semana em toda a Bahia

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou a previsão…

26 de abril de 2024

Arraiá da Conquista 2024 será lançando na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (29), às 18h, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, a Prefeitura de…

26 de abril de 2024

53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista foi lançada oficialmente

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) anunciou nesta quinta-feira (25), durante cerimônia de lançamento oficial…

26 de abril de 2024

Salvador e mais 90 municípios continuam em alerta laranja para chuvas intensas no fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos…

26 de abril de 2024

Bahia adere a programa federal voltado à inclusão de pessoas com deficiência

Foi realizado nesta terça-feira (23), uma sessão solene que formaliza a adesão do estado da…

26 de abril de 2024

Bolsa Família e Auxílio Gás são pagos nesta sexta a beneficiários com NIS de final 8

Nesta sexta-feira (26) a Caixa Econômica Federal paga a parcela de abril do Bolsa Família…

26 de abril de 2024
Anúncio