Chuva da trégua mas pode voltar nas primeiras semanas de dezembro às regiões de Guanambi e Vitória da Conquista

Destaque Guanambi
Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perdeu força no fim de semana e as chuvas começam a diminuir em boa parte do interior da Bahia. No entanto, o céu deve permanecer com bastante nuvens e podem ocorrer pancadas rápidas e isoladas em algumas localidades.

Apesar da diminuição das chuvas, as temperaturas não devem subir muito nos próximos dias. Em Guanambi, as máximas não deverão superar muito os 32ºC e as mínimas ficarão na casa de 21ºC. Já em Vitória da Conquista, as madrugadas continuarão frias, com mínimas na casa dos 15ºC e as máximas não devem passar de 29ºC. Deve chover fraco durante toda a semana, mas a chance de novos temporais é baixa.

As condições climáticas continuarão com características de tempo chuvoso, no entanto, o avanço de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deve impedi que a umidade avance pelo interior do Estado. Chuvas volumosas nos próximos dias só devem ocorrer no litoral sul baiano.

Há previsão de chuvas mais expressivas a partir do início da segunda semana de dezembro, no entanto, os volumes devem ser mais baixos do que os registrados no decorrer da última semana.

O acumulado registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão no centro de Guanambi até o momento é de 286 mm entre outubro e novembro. O volume é o triplo do registrado entre outubro e dezembro de 2019, quando o acumulado foi de apenas 103 mm. No distrito de Mutãs, uma obra de revitalização da orla da lagoa recém inaugurada apresentou desmoronamento e diversos pontos após as chuvas. Na zonal rural a cheia do riacho do Belém destruiu uma ponte também inaugurada recentemente.

Em Vitória da Conquista o acumulado nos dois primeiros da estação chuvosa já passa de 325 mm segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente no mês de novembro já choveu 230 mm, mais de três vezes mais do que os 70 mm acumulados entre outubro e dezembro de 2019.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile