Abertas as inscrições para o 17º Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais em versão online

Ascom / Codevasf

A cadeia produtiva da apicultura no Norte de Minas Gerais se reúne nos próximos dias 25 e 26 de novembro para a 17ª edição do Seminário de Apicultura da região, que nesta edição ocorre totalmente online por causa da pandemia da Covid-19. O evento é uma realização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e será transmitida pelo canal da  Compahia no Youtube. As inscrições podem ser realizadas, sem nenhum custo, pelo link.

A abertura oficial do 17ª edição do Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais acorrerá na quarta-feira (25) e contará com palestras às 18 horas. A programação terá ainda oficinas e prossegue até o dia 26 com nomes da apicultura apoiados pelos parceiros na realização do evento: Emater/MG, Senar/MG, Sebrae/MG e Cooperativa Dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi).

Ao anunciar a realização desse seminário, o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, fez questão de enfatizar que essa é mais uma ação que o governo federal, por intermédio da Codevasf, realiza em favor da capacitação técnica e gerencial dos apicultores mineiros. Ele também destacou o significativo aporte de recursos financeiros para investimentos nessa atividade produtiva. “Dessa forma acredito que estamos não só proporcionando o acesso de pequenos produtores rurais a novas informações e tecnologias, mas também a troca de experiências entre os apicultores”, frisou.

No primeiro dia do evento, a palestra de abertura terá como tema “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira: situação atual e perspectivas”, a cargo de Fabrício Welge, consultor do Sebrae. A segunda palestra abordará “Perdas de Enxames” e será proferida pelo professor Darcet Costa Souza, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Na manhã do dia 26, a primeira oficina vai tratar do tema “A Importância da Preservação das Abelhas” e será coordenada pela professora Antônia de Maria Filha Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Já a segunda oficina trará duas abordagens ao tema “Sanidade Apícola”. Uma delas discutirá o status sanitário da apicultura em Minas Gerais, com Eduardo Palmieri Lage, coordenador do Programa de Sanidade Apícola e Aquícola do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A outra abordagem trará o debate sobre doenças e pragas apícolas, com Franklin Amaro de Souza, zootecnista e mestre em apicultura do ATG Senar.

Na última etapa, a partir das 18 horas do dia 26, haverá um painel com o tema “Gestão e Negócios na Apicultura: oportunidades e desafios”. O conteúdo será discutido por uma série de especialistas como Arleandro Rodrigues, representando o Sebrae Minas, Jorge Medrado Fernandes, que representará o Banco do Nordeste,  Ailton José Vieira, do sistema Sicoob/Credinor, além de um representante do Banco do Brasil. O enceramento do seminário ocorrerá com a palestra a “Produção Comercial de Pólen Apícola”, ministrada por Robson de Souza Raad, consultor de apicultura da Codevasf.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile