Prefeito de Caetité exonera todos os cargos comissionados de sua administração

Reprodução

O prefeito de Caetité, Aldo Gondim (PSD), exonerou todos os cargos comissionados na sua gestão. O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial do Município, desta terça-feira (24). Os Secretários Municipais e diretores de escolas Municipais não foram incluídos na determinação.

A ação é comum em transições de gestões e geralmente é utilizada para equalizar as contas públicas. Na mesma edição do Diário Oficial, a Prefeitura constituiu a comissão de transição do governo de Aldo Gondim.

O gestor foi vencido nas eleições do último dia 15 de novembro, pelo candidato Valtécio Aguiar (PDT). O novo prefeito assumirá o executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2021. A transição de governo acontece a partir do dia 1º de dezembro.

Já em Guanambi, o prefeito Jairo Magalhães (PSD) tem tido uma postura diferente da adotada pelo vizinho de Caetité. Derrotado nas urnas por Nilo Coelho (DEM), o gestor vêm realocando candidatos a vereador que foram exonerados para cumprir a exigência de desincompatibilização imposta pela legislação eleitoral à candidatos com cargos eletivos.

Além do vereador eleito Natanael Pretinho (Avante), nomeado para o cargo de chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura, candidatos não eleitos também foram reconduzidos para os seus cargos após o fim da disputa eleitoral.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (18). Ao todo dez candidatos a vereador foram reconduzidos aos seus cargos de antes do início do período eleitoral ou para outros cargos vagos. A maioria deles foi exonerada no dia 13 de abril e voltou para prestar seus serviços ao município por mais, aproximadamente, 40 dias. Em 1º de janeiro, quando o prefeito eleito tomar posse, todos, ou a maior parte deles, deverão ser exonerados.

Além disso, mais cinco funcionários comissionados foram nomeados para os cargos de servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura, incluindo o candidato a vereador não eleito, Romário Guimarães Oliveira (PCdoB), com o cargo de Subcoordenador de Implantação Paisagística. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira (20).

Já na segunda-feira (23), foram publicadas duas nomeações – uma para Divisão Administrativa, da Secretaria Municipal de Educação e outra do candidato a vereador não eleito, Isaias Alves da Silva (PSD), para o Departamento de Pavimentação, da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Outro candidato a vereador não eleito, William Talismar Pereira da Silva, o William Talismar (Avante), foi nomeado para Coordenação de Promoção e organização de eventos, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, nesta terça-feira (24).

Algumas exonerações pontuais foram publicadas pela Prefeitura de Guanambi, entretanto, as ações se diferem da realizada pela Prefeitura de Caetité que exonerou todos os comissionados em um único decreto.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile