Inema destruiu 41 fornos de carvão ilegais na Região de Vitória da Conquista

Divulgação | Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) destruiu 41 fornos que eram utilizados para a produção ilegal de carvão, cada um com a capacidade de queimar quatro metrosestéreo de madeira por fornada.

Por meio da  Unidade Regional (UR) de Vitória da Conquista/BA, o agentes do órgão realizaram entre os dias 01 a 04 de dezembro, uma operação de combate ao desmatamento ilegal de Mata Atlântica e carvoarias ilegais, na região dos municípios de Cândido Sales e Encruzilhada.

Divulgação | Inema

A operação contou com apoio da Polícia Militar. Além da destruição dos fornos, também foram apreendidos mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha e flagrados mais de 100 hectares de mata atlântica, um bioma altamente sensível e que possuem pouquíssimos remanescentes de vegetação nativa, a qual foi suprimida ilegalmente.

A fiscalização também avaliou a situação dos trabalhos realizados nessas carvoarias ocorria em condições extremamente precárias. Não foi possível realizar a condução dos responsáveis pelos agentes à delegacia, pois, quando perceberam a presença da fiscalização, evadiram-se do local. Entretanto, vários proprietários dos imóveis rurais fiscalizados foram identificados e responderão pelos crimes ambientais.

“A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com o apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal, e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, relata o coordenador da UR de Vitória da Conquista, Glauber Guerra.

Carvoaria ilegal – É considerada “carvoaria ilegal” quando a madeira prima utilizada na produção do carvão é, principalmente, fruto das supressões irregulares.

Denúncia – Para registrar denúncias de crimes ambientais, o cidadão deve entrar em contato com o disque denúncia do Inema, através do número 0800 071 1400.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile