Em cerimônia virtual realizada na manhã desta sexta-feira (11), o Juiz Eleitoral da 64ª Zona Eleitoral de Guanambi e Candiba diplomou os candidatos eleitos, para o executivo e legislativo, de ambos os municípios.
Por conta da pandemia do coronavírus, a solenidade foi realizada, por meio da plataforma Zoom. Foram diplomados prefeitos e vice-prefeitos, vereadores e os suplentes de cada partido.
Em Guanambi, Nilo Coelho (DEM) foi eleito prefeito e Nal Azevedo (DEM) vice-prefeito. Foram eleitos também 15 vereadores no município. Já em Candiba o prefeito eleito é Reginaldo Prado (PSD) e seu vice-prefeito é Jurandy Bomfim (PP). O município possui nove cadeiras no legislativo.
De acordo com o site Sudoeste Bahia, a cerimônia contou com a presença de todos os vereadores eleitos e os respectivos suplentes. Guanambi, totalizou 48.058 votos para prefeito e para vereador totalizou 49.099, de acordo com João Hélio, Chefe do Cartório Eleitoral de Guanambi. A diplomação durou cerca de uma hora.
Além dos candidatos, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas participou da solenidade e destacou que a condução do pleito desse ano foi tranquila, nos municípios abrangidos pela 64ª Zona Eleitoral.
Para o juiz, Ronaldo Neves Filho, a Eleição de 2020 foi “atípica devido à pandemia”. Ele também destacou que as eleições, nos municípios citados, ocorreu sem problemas que impedisse o seu seguimento. Na oportunidade, Neves agradeceu o empenho dos servidores da Justiça Eleitoral e dos demais segmentos da sociedade que colaboraram para o êxito das eleições.
O prefeito eleito, Nilo Coelho, agradeceu ao Juiz pela condução das eleições e pontuou que o processo eleitoral também transcorreu sem “nenhuma queixa”.
O diploma eleitoral é o documento que atesta que o candidato foi efetivamente eleito e que está apto para tomar posse no cargo. Nele esta descrito o nome do candidato, a quantidade de votos, o cargo e o partido por qual concorreu às eleições.