A Prefeitura de Vitória da Conquista emitiu nota nesta quarta-feira (16) informando sobre o estado de Saúde do prefeito do município. Herzem Gusmão (MDB) foi diagnosticado com o coronavírus na última semana e segue em isolamento domiciliar.
No último dia 7, ele e a primeira-dama Luci Freire Gusmão estão em tratamento da doença. Segundo a nota, os dois estão cumprindo com todos os critérios de isolamento social e apresentam quadro clínico estável e sem intercorrências.
Herzem está recebendo visita médica diária e fazendo uso de medicação oral adequada para o período específico da doença. No momento, não necessita de suporte de oxigênio e tem boa resposta ao tratamento proposto.
“Estamos nos recuperando bem! Agradecemos as orações e pedimos que continuem orando por nós e por todos na nossa cidade. Deus nos abençoe”, disse o prefeito
Nesta quinta-feira (17), Herzem e sua vice-prefeita eleita Sheila Lemos (DEM) e os vereadores eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral. A cerimônia ocorreu de forma virtual.
Ele foi reeleito prefeito no último dia 29, ao conquistar 97.364 votos (54%) no segundo turno da eleição municipal. Esta foi a maior votação já registrada em Vitória da Conquista.
Coronavírus e Vitória da Conquista
De acordo com a atualização do Boletim epidemiológico desta quarta-feira (16), o número total de casos confirmados da Covid-19 chegou a 13.081. Mais 137 pessoas receberam alta do isolamento, aumentando para 12.077 recuperados. Outros 792 pacientes permanecem em recuperação (42 internados e 750 em tratamento domiciliar) e 212 faleceram por complicações da Covid.
Ainda estão sob investigação 5.851 casos suspeitos de infecção pela Covid-19 que aguardam por classificação final. Desse total, 5.490 esperam pela investigação laboratorial e 361 pelo resultado do exame RT-PCR – as amostras são encaminhadas para análise no Lacen Estadual.
Além disso, 13.944 casos tiveram suspeita descartada para Covid-19, sendo que 4.134 pessoas apresentaram resultado negativo por meio de exame RT-PCR e outros 9.810 tiveram descarte por outros critérios.
Ocupação de Leitos – Atualmente, a rede hospitalar do SUS no município disponibiliza 153 leitos para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pela Covid-19, sendo 70 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 83 leitos de enfermarias. Hoje, estão internados 92 pacientes, que além de Vitória da Conquista, são residentes dos seguintes municípios:
- Aracatu;
- Barra da Estiva;
- Barra do Choça;
- Brumado;
- Caatiba;
- Cândido Sales;
- Cordeiros;
- Dom Basílio;
- Firmino Alves;
- Guanambi;
- Ibicoara;
- Iguaí;
- Itapetinga;
- Ituaçu;
- Iuiu;
- Lagoa Real;
- Livramento de Nossa Senhora;
- Macarani;
- Malhada;
- Nova Canaã;
- Paramirim;
- Planalto;
- Rio do Antônio;
- Tanhaçu.
Clique aqui para acessar o Boletim epidemiológico completo.