Lutando contra a Covid-19, prefeito de Vitória da Conquista apresenta evolução, diz filho

Divulgação

Na noite deste domingo (3), o médico Danilo Gusmão atualizou o quadro de saúde do seu pai, Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, internado desde o último dia 26 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde busca a reabilitação de sua saúde após ser acometido pela forma grave da Covid-19.

Segundo áudio gravado por Danilo e divulgado nas redes sociais de Herzem, seu pai segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, onde o acompanha neste período de internação. “Meu pais está bastante animado, lúcido, perguntado sobre todas as situações que acontecem em Vitória da Conquista, sobre as obras, sobre o governo. Antes da posse ele teve a oportunidade e ligou para a vice-prefeita. Ele passou a noite muito bem, teve também a visita médica da equipe do Dr. Kalil pela manhã, que considerou que o quadro dele está apresentando evolução”, disse.

Danilo disse que a divulgação da mensagem ocorre a pedido do pai, que solicitou ainda que transmita a informação e seus agradecimentos à população de Vitória da Conquista que torce pela sua recuperação. “Ele está muito confiante, ele tem muita fé no total reestabelecimento do quadro e que em muito em breve ele voltará a comandar os destinos da nossa cidade”, concluiu.

Segundo o último boletim médico divulgado na última sexta-feira (1º) pelo Hospital Sírio Libanês, Herzem foi transferido para a UTI para otimização da assistência ventilatória, onde recebe medicação e apresenta um quadro clínico estável. Na ocasião foi informado ainda que não havia previsão de alta. Um novo boletim deverá ser divulgado pelo hospital no início da semana.

Herzem foi diagnosticado com a Covid-19 no dia 7 de dezembro e começou o tratamento em sua residência. No dia 18, um dia após a sua diplomação, o prefeito se licenciou do cargo e a ex-vice-prefeita Irma Lemos (DEM) assumiu o comando do município até o dia 31, quando terminou seu mandato.

No mesmo dia, Gusmão foi levado ao Hospital Samur, após apresentar complicações pulmonares, onde ficou internado até ser transferido para São Paulo.

O prefeito de Vitória da Conquista tomaria posse na última sexta-feira (1º) para o seu segundo mandato. Em solenidade realizada no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), a vice-prefeita e dos 21 vereadores eleitos para o mandato 2021-2024 foram empossados.

O comando da gestão municipal foi passado da Prefeita em exercício, Irma Lemos, para a vice-prefeita eleita, Sheila Lemos. A vice-prefeita deve atuar no cargo de prefeita por 10 dias, podendo ser prorrogado, de acordo a decisão da Câmara Municipal.

Coronavírus em Vitória da Conquista

De acordo com o Boletim epidemiológico deste domingo (3), Vitória da Conquista registra 14.430 casos confirmados da Covid-19, com 13.212 deles já recuperados. Outros 990 pacientes seguem apresentando sintomas e estão em recuperação (35 internados e 955 em tratamento domiciliar) e 228 evoluíram para óbito por complicações da doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 84,3%. Dos 70 leitos disponíveis, 59 estão ocupados, sendo que 22 pacientes são residentes em Vitória da Conquista e os demais em outros município.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile