O prefeito Nilo Coelho (DEM) criou, por meio de um decreto publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Município, o Conselho Consultivo de Desenvolvimento Econômico e Social de Guanambi.
Segundo a publicação, o Conselho tem entre suas atribuições colaborar com o processo de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e propor diretrizes e estratégias das ações governamentais voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Município de Guanambi.
Também é função do conselho estimular estratégias de impacto coletivo das ações de desenvolvimento econômico e social, incentivando a interface com organismos relevantes do setor privado, incluindo empresas e entidades sociais e acompanhar a implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e demais ações, além dos projetos e programas de desenvolvimento econômico e social no âmbito do Município de Guanambi.
Além disso, o Conselho tem como atribuições estimular e acompanhar a intersetorialidade e a transversalidade das políticas públicas municipais de desenvolvimento econômico, dar suporte à produção de análise, estudos e acompanhamento de indicadores de desenvolvimento econômico, identificar, sistematizar e compartilhar boas práticas e iniciativas de desenvolvimento econômico municipal no Brasil e no mundo e propor mecanismos e estratégias de participação social sobre as políticas públicas de desenvolvimento econômico.
Por fim, o Conselho ainda deve estimular a divulgação e a comunicação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Conselho e contribuir com sugestões de políticas públicas e deliberações por parte do Poder Executivo Municipal, atuando com funções consultivas.
Ainda segundo o decreto, o Conselho Consultivo de Desenvolvimento Econômico e Social é um órgão de natureza essencialmente consultiva, vinculado ao Gabinete do Prefeito Municipal. Sua composição terá membros, todos oriundos da sociedade civil, dentre pessoas reconhecidas em diversas áreas de atividades econômicas e sociais, de livre escolha do Prefeito Municipal, sendo os seus titulares.
Para compor o Conselho, o prefeito Nilo Coelho escolheu Luiz Carlos Fernandes de Souza, empresário e agropecuarista; Ariovaldo Vieira Boa Sorte, Médico; Luiz Mariano Fernandes Lopes, Médico; Geovane Mercês Alves, Engenheiro Civil e Valmir Alves Boa Sorte, Agropecuarista.
Os membros deverão se reunir uma uma vez por mês, de forma ordinária e quantas vezes for necessário extraordinariamente. O funcionamento do conselho pode contar com o apoio logístico de Órgão e Secretarias Municipais para desenvoltura de seus trabalhos.