Por meio de um decreto e de um protocolo publicados na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Caetité permitiu a reabertura de bares, restaurantes, lanchonetes, pastelarias, soverterias, quiosques de vendas de lanches, espetinhos, acarajés e similares para atendimento direto ao público.
O funcionamento integral destes estabelecimentos está suspenso há um mês, como medida para frear o avanço do coronavírus na cidade. No dia 1º, em seu primeiro ato como prefeito, Valtécio Aguiar (PDT) editou um decreto renovando as medidas de prevenção à Covid-19 que estavam vigentes, uma semana depois, decidiu flexibilizar a proibição.
A flexibilização ocorre em um momento de tendência no aumento do número de casos no município. No entanto, a avaliação da Secretaria de Saúde é de que este aumento é consequência da suspensão da testagem do município desde 24 de dezembro até o início deste ano. Além disso, a conclusão é de que este aumento não está relacionado com o funcionamento dos estabelecimentos, já que estiveram fechados neste período.
Segundo o decreto, para reabrir as portas, os responsáveis pelos estabelecimentos terão que seguir o protocolo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e fixá-lo em local visível para o público. A fiscalização dos agentes de Vigilância Sanitária deverá ser diária.
O regulamento elenca exigências quando a educação e conscientização, distanciamento social, higiene, ventilação, limpeza, monitoramento à saúde e uso de EPI. Entre as medidas, como disponibilização de álcool gel, limitação da lotação a 50% e protocolos de higiene, está a obrigatoriedade de aferição da temperatura dos clientes. No entanto, os estabelecimentos terão o prazo de 30 dias para adquirirem os termômetros e iniciarem a operação.
Outro ponto relevante do protocolo é de que não será permitido promover shows ao vivo nem utilizar som automotivo ou qualquer outro tipo sonorização que incentive a aglomeração de pessoas, sendo permitido apenas som ambiente.
Estabelecimentos que funcionam com o sistema de autosserviço (self-service) deverão designar colaboradores com a função de servir os clientes, devidamente paramentados com máscaras, protetor Face Shield (viseira de acrílico), luvas e toucas. Caso o cliente queira se servir, o estabelecimento deve disponibilizar luvas descartáveis e manter o distanciamento entre o próximo cliente de dois metros e das bandejas de serviço em metro.
O decreto informa ainda que os estabelecimentos que funcionarem e desacordo com o regulamento podem ser advertidas, multadas e até perder seus alvarás de funcionamento. Não foi estabelecido horário limite para o funcionamento.
Coronavírus em Caetité
Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, Caetité possui 670 casos confirmados da Covid-19, sendo que 612 pacientes se recuperaram da doença. Outros 51 estão em recuperação e sete estão internados. São 40 pacientes com suspeita da doença aguardando o resultado dos exames e sete pacientes morreram após se contaminarem.