Amavale, Consórcios de Saúde e Desenvolvimento elegem presidentes

Prefeitos CIS, CDS Alto Sertão e Amavale
Prefeitos e representantes presentes na assembleia - Reprodução

O Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão (CIS), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e a Associação dos Municípios do Vale do São Francisco e da Serra Geral (Amavale) elegeram seus novos presidentes nesta na manhã desta sexta-feira (150.

O CIS será presidido pelo prefeito de Iuiu, Reinalldo Goes e terá como vice-presidente a prefeita de Carinhanha, Francisca Ribeiro, a Chica do PT. Já o CDS será comandando pelo prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, sob a vice-presidência de Gimmy Everton, prefeito de Malhada, que também vai presidir a Amave.

Nilo Coelho, prefeito de Guanambi, não pode comparecer à assembleia. Ele enviou o vice-prefeito Arnaldo Azevedo (Nal) e os secretários de Infraestrutura Michel Macêdo, de Planejamento Inácio Paz de Lira Júnior e de Governo, Robério Moraes para representá-lo.

Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão

Criado em julho de 2016, o Consórcio tem a finalidade de realizar a cooperação técnica e financeira na área da saúde entre os entes federados, visando a promoção de ações de saúde pública assistenciais, prestação de serviço especializados de média e alto complexidade, em especial, serviços de urgência e de emergência hospitalar e extra-hospitalar. O Consórcio é responsável por gerenciar, por exemplo, a Policlínica Regional de Saúde.

Antes de Reinalldo Goes assumir a presidência, o CIS era presidido pelo ex-prefeito de Urandi, Dorival Barbosa

Municípios consorciados: Caculé. Caetité, Carinhanha, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Matina, Pindaí, Riacho De Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Candiba, Tanque Novo, Mortugaba, Feira Da Mata, Malhada e Palmas De Monte Alto.

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável

O CDS Alto Sertão tem como missão contribuir com o aperfeiçoamento da gestão pública; diminuir custos através de compras compartilhadas; oferecer serviços de qualidade aos municípios consorciados; promover a integração entre os gestores municipais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

O prefeito Pedro Cardoso irá substituir o ex-prefeito de Matina, Juscelio Fonseca na gestão da entidade.

O Consórcio é formado por dezesseis municípios: Palmas de Monte Alto, Malhada, Candiba, Guanambi, Pindaí, Lagoa Real, Caetité, Ibiassucê, Urandi, Iuiú, Matina, Caculé, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Riacho de Santana e Igaporã. De forma consorciada, buscam realizar ações nas áreas de infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento rural.

Amavale

A entidade possui 25 municípios membros e já existia antes da criação do CDS Alto Sertão etem como objetivo unir os municípios da região em torno de interesses comuns. A Amavale foi mantida mesmo com consórcio e cumpre o papel de representar os municípios nas pautas municipalistas junto à UPP, Frente Nacional de Prefeitos, Confederação Nacional dos Municípios e as esferas governamentais.

O prefeito de Malhada, Gimmy Everton, vai substituir o ex-prefeito de Caculé, Beto Maradona, na presidência do órgão.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile