Bancários de Vitória da Conquista protestam contra o fechamento de agências e demissões

fechamento de agências
Foto: Sindicato dos Bancários de Conquista e Região

Bancários do Banco do Brasil de Vitória da Conquista promoveram um protesto na manhã desta sexta-feira (15), contra o plano de fechamento de agências e demissão de funcionários da instituição, classificado pelos trabalhadores como projeto do governo de sucateamento do banco,

Como protesto, foi realizada uma paralisação, retardando a abertura das agências em uma hora. A manifestação faz parte de um dia de luta que aconteceu por todo país, mobilizado após a diretoria do BB anunciar na última segunda-feira (11), a intenção de fechar mais de cinco mil postos de trabalho por meio do Plano de Demissão Voluntária, o fechamento de 361 unidades em todo país e a retirada de funções, como a de caixa.

Os servidores do banco argumenta que os clientes já sofrem com a falta de bancários para atender a população e que esta medida deve aumentar o tempo de espera nas filas. De acordo com o Sindicado dos Bancários de Conquista e Região, a medida deve promover a diminuição de 15 funcionários na agência de Vitória da Conquista.

O sindicato avalia ainda que haverá impacto significativa nas economias dos municípios onde haverá fechamento de Agência. Na região, as cidades de Abaíra, Encruzilhada e Tremedal devem ter suas agências fechadas com o plano do banco. Governos e comerciantes locais, que preveem uma fuga de capital, tendo em vista que aposentados e demais usuários terão que se deslocar para outros municípios para realizar saques.

Manifestação contra o sucateamento do BB

“Essas reestruturações que vêm passando os bancos públicos são fruto de políticas de sucateamento do sistema bancário do país, promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes, e que vão prejudicar tanto os trabalhadores quanto a população. Com o fechamento das agências nessas três cidades, a população terá que se deslocar para sacar dinheiro em outros municípios, promovendo uma escassez de recursos e enfraquecendo o comércio local. Para os trabalhadores bancários, a perda de 5 mil postos de trabalho vai acarretar no acúmulo de funções e o aumento do adoecimento da categoria, que já sofre com os altos índices de LER/Dort e doenças psicológicas. É preciso que o governo federal desista dessa política de ataque aos bancos públicos e promova concursos para ocupar as vagas ociosas nas agências mais distantes, ao invés de transferir os trabalhadores que já estão instalados em seus locais de trabalho, já que sabemos o quanto essas agências são lucrativas”, considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.

Segundo o Banco do Brasil, serão extintas 112 agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios. Além disso, outras 243 agências serão convertidas em postos de atendimento e oito postos de atendimento serão transformados em agências. Mais 145 unidades de negócios serão transformadas em lojas Banco do Brasil, sem guichês de caixas.

O BB ainda não informou quais agências serão fechadas, no entanto, uma lista extraoficial obtida pela Agência Sertão aponta que 23 agências serão fechadas na Bahia. A lista tem municípios como Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto e Lagoa Real, na Região de Guanambi.

Em municípios como Caculé, Ibiassucê e Licínio de Almeida, as agências serão transformadas em postos de atendimento, funcionando com quantidade reduzida de funcionários, sem caixas e muitas vezes sem movimentação de dinheiro em espécie.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile