Ventos chegaram a quase 70 Km/h e temperatura caiu na madrugada em Guanambi

Depois de uma tarde quente, com máxima de 33ºC, um vendaval foi registrado em Guanambi nesta terça-feira (15). A população ficou na expectativa de chuva, porém ela ficou limitada apenas a algumas regiões rurais e municípios vizinhos. Além do vento, a paisagem do sertão foi enfeitada com um grande arco-íris na parte serrana do município.

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no aeroporto de Guanambi, registrou rajadas de vento de até 65 Km/h por volta das 17h. A partir daí, o vento continuou constante e a temperatura entrou em queda, chegando a fazer frio na madrugada, com mínima de 21ºC por volta de 5h da manhã, sensação térmica de 17ºC e ventos de quase 40 Km/h.

Um ciclista que pedalava na região do distrito de morrinhos registrou o vendaval próximo a um parque eólico e a uma torre de transmissão. Ele relatou que teve que parar a trilha, pois não era possível se equilibrar sobre a bicicleta devido às rajadas de vento. O registro foi feito muito próximo à base do arco-íris. Moradores também registram o efeito do vento nas copas das árvores

Ciclista registra base de arco-íris e ventos chegam a 70 Km/h em Guanambi

Ainda pode chover na região até segunda-feira (18), segundo apontam os modelos meteorológicos. As temperaturas devem continuar mais baixas neste período, com a mínima podendo chegar à casa 20ºC e máximas não muito superiores a 30ºC neste período.

A partir da próxima semana, a região deve entrar em um veranico de até 30 dias sem chuva e com temperaturas mais elevadas. As previsões para fevereiro são de poucos volumes, no entanto, existe uma possibilidade de ocorrer mais pancadas de chuva próximo ao fim de janeiro.

O tempo está chuvoso em Guanambi desde o último domingo (10), quando foram registrados 18 mm. Na segunda-feira (11) também choveu, mas as pancadas foram rápidas e isoladas. Já nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (16), um temporal de 48 mm atingiu a cidade, acompanhado de muitos raios, trovões, e algumas rajadas de vento.

Essa mudança repentina no tempo na tarde de ontem está relacionada com a circulação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) que atravessou o estado da Bahia secando o seu centro e organizando as nebulosidades em suas bordas, enquanto se deslocava de leste para oeste do estado.

Na região de Guanambi a aproximação do centro do vórtice secou o tempo depois de dias sucessivos com precipitação sendo a última de 48mm registrados no dia 12/01, mas ao se deslocar a umidade voltou a organizar o tempo na região. Na Bahia as chuvas mais volumosas estão concentradas na faixa litorânea e Oeste baiano enquanto o centro do estado ainda está sob influência do Vórtice Ciclônico. Em Salvador, segundo o Inmet, o acumulado foi de quase 70 mm nesta sexta-feira, em Ilhéus foram registrados 59 mm e em Valença 38 mm. Em Bom Jesus da Lapa, no Vale São-Franciscano, o acumulado foi de 21 mm e em Barreiras, no Oeste, choveu 10 mm.

O núcleo do VCAN estava bem próximo da cidade de Boquira nesta sexta-feira (15) – Windy.com

O fenômeno tanto ajuda na formação de nuvens de chuva, quanto retira a umidade de áreas ao seu centro canalizando para suas bordas, num efeito de centrífuga. Em dezembro, devido ao posicionamento sucessivo de seu centro na Bahia, o VCAN atuou dificultando o avanço das nuvens carregadas sobre o estado.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile