Secretaria recebe denúncias de emissão de declarações falsas para vacinação em Vitória da Conquista

vacina coronavac
Imagem Ilustrativa | Reprodução

A Secretaria de Municipal de Saúde de Vitória da Conquista recebeu denúncias de que profissionais de saúde que não trabalham na linha de frente de combate à Covid-19 estão usando declarações falsas para receber as vacinas contra a doença. A informação foi divulgada na edição desta quarta-feira (2), do jornal BATV, da TV Sudoeste.

Segundo a reportagem, nesta terça-feira (19), algumas pessoas falsificaram a declaração de trabalho, recebendo a vacina no lugar de profissionais que precisam ser vacinadas com mais urgência, já que a disponibilidade de doses está bem abaixo do necessário para vacinar todo o grupo prioritário.

A pasta informou que não possui controle dos profissionais que trabalham dentro da rede hospitalar e que ficou a cargo de cada instituição a responsabilidade de encaminhar apenas os profissionais que estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19. Disse ainda que os fatos já foram apurados e que a instituição que enviou funcionários fora do grupo prioritário foi identificada e convidada para uma reunião ainda nesta quarta-feira.

A reunião, segundo a secretaria, teve a finalidade de ajustar a situação e fazer as adequações necessárias para que a vacinação ocorra dentro que foi planejado para o município, respeitando todas as fases da campanha. O nome da instituição e dos funcionários envolvidos na fraude não foram revelados, nem quais sansões eles podem sofrer por terem praticado a irregularidade.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma mulher que se identifica como Técnica de Enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), diz que a vacinação está ocorrendo de forma tumultuada na cidade. Ela afirmou que colegas foram vacinados no primeiro dia, usando a declaração emitida pelo coordenador da unidade de saúde, no entanto, no segundo dia de vacinação, as declarações não estavam sendo aceitas. Uma moradora da cidade postou o vídeo acompanhado de uma crítica à organização da campanha.

Apenas 4.040 vacinas foram disponibilizadas neste primeiro envio à Vitória da Conquista. As doses chegaram no início da manhã desta terça-feira, em um avião fretado pelo Governo do Estado. As vacinas Coronavac fazem parte do lote de seis milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde junto a empresa chinesa Sinovac, por intermédio do Instituto Butantan.

Dentro de duas ou três semanas, mais 4.040 vacinas serão enviadas à Vitória da Conquista para completar a segunda dose nos profissionais que estão sendo vacinados. A vacinação na cidade está ocorrendo na sede do Comando de Policiamento da Região Sudoeste. A prefeitura não divulgou quantas vacinas já foram aplicadas. A previsão é concluir a vacinação ainda esta semana.

Polêmicas na Região

Prefeito de Candiba se pronúncia após tomar vacina fora do grupo prioritário

Na cidade de Candiba, distante 300 quilômetros de Vitória da Conquista, quem furou a vila da vacinação foi o prefeito Reginaldo Prado (PSD). Ele foi um dos primeiros a receber uma das 100 doses enviadas ao município de mais de 14 mil habitantes, localizado vizinho a Guanambi.

A vacinação do chefe do executivo municipal foi fotografada e publicada nas redes sociais da Prefeitura, onde as polêmicas começaram. Na manhã desta quarta-feira, Reginaldo gravou um vídeo se desculpando e dizendo que foi incentivado a tomar a vacina pelos profissionais de Saúde, que estariam com receio de serem vacinados.

O caso teve repercutiu na imprensa estadual e nacional e o Ministério Público do Estado abriu uma investigação para investigar a conduta do prefeito. O Ministério Público Federal (MPF) também abriu um procedimento investigatório para acompanhar a vacinação nos 26 municípios da região. O órgão quer informações sobre quem está sendo vacinado, incluindo o nome e o motivo da preferência pelas primeiras doses.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile