Anúncio
Bahia

Projetos de estudantes de Caetité e Candiba são finalista da Febrace

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A rede estadual de ensino está com 19 projetos de iniciação científica finalistas na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que será realizada, em formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março. Na região de Caetité, foram selecionados quatro projetos, desenvolvidos por estudantes de três unidades escolares. A feira é considerada uma das mais importantes do país e reúne estudantes de todos os estados. A lista completa dos finalistas pode ser conferida no site do evento.

Os estudantes Bruno Souza, Ítalo da Silva e Vanessa Santos, do Colégio Estadual Antônio Batista, em Candiba, foram selecionados com o projeto “Grupo de dança quilombo dos anjos”. O projeto resulta da formação de um grupo de dança com 11 estudantes quilombolas e residentes do Quilombo Lagoa dos Anjos. Por meio da dança, o projeto faz um resgate de ritmos africanos, contribuindo para a autoestima e, principalmente, para o pertencimento e a identidade étnico-racial dos estudantes.

Anúncio

Para Bruno Souza, 17, 2º ano, participar da FEBRACE é gratificante. “Ver o nosso projeto crescer cada dia mais e saber que tem potencial para seguir em frente me deixa muito feliz. Estamos muito contentes em poder mostrar o nosso trabalho na FEBRACE”, afirmou.

No Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia, localizado em Caetité, foram selecionados dois projetos. “Maniaçu: história, cultura e tradição de um povo”, criado pelas estudantes Gisele Flávia Silva e Gislaine Batista; e “Em tempos de pandemia, desenvolver a empatia”, assinado pelas estudantes Janaina Trindade e Joice Vitória Brito.

A estudante Gisele Flávia Silva falou sobre o objetivo do projeto “Maniaçu: história, cultura e tradição de um povo”. “Ele visa reconhecer e valorizar a nossa história local, tradição e cultura, resguardando nossas memórias e raízes”. Já Joice Vitória Brito afirmou que ter o projeto entre os finalistas é incentivador. “Somos de comunidades rurais e remanescentes quilombolas e termos esta oportunidade de mostrar nossos sentimentos, angústias, medos e inseguranças, através das ações de nosso projeto, é muito relevante para todas nós. Nosso objetivo é fazer com que o alunado de nosso colégio se expresse e sinta a empatia pelo outro”, disse.

Outro projeto em destaque é “Mulher: um sexo forte”, desenvolvido pelas estudantes Fabiula Ledo Araújo e Flávia Almeida Araújo, que fazem o curso técnico em Análises Clínicas, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sertão Produtivo, localizado em Caetité.

Sobre a FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, é realizada na Universidade de São Paulo (USP), em uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 4 de fevereiro de 2021 21:50

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio