Uma obra de arte exposta em plena Avenida Olívia Flores se tornou pauta na Câmara Municipal de Vitória da Conquista em 2021. O monumento tem o formato do coronavírus com uma seringa simbolizando a vacina ou a cura da doença e foi instalado em setembro de 2020 no canteiro da via.
Diante disso, o vereador Augusto Cândido Correia Santos (PSDB), pede a remoção do equipamento, por meio da indicacao_26-2021, assinada em meados de janeiro. De acordo com o vereador, um monumento é um tipo de estrutura criada para comemorar uma pessoa ou evento, ou algo que se tornou relevante para um contexto ou do patrimônio cultural. Segundo ele, a obra em questão pode representar para muitos apologia ao Coronavírus, e que essa materialização não contribui para o enfrentamento da doença.
Confira a íntegra da indicação: indicacao_26-2021.
Alan de Kard é conhecido por outros monumentos espalhados pela cidade. Em uma publicação no Instagram em agosto de 2020, ele explicou que o trabalho é uma uma reverência a profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. “É minha homenagem a todos os heróis anônimos que contribuem para salvar vidas, portanto esse é um monumento que Rende Graças a Médicos, Enfermeiros, Paramédicos, Psicólogos, Motoristas, Cientistas etc, enfim a humanidade vinculada ao Bem”, explicou na postagem.
A postagem foi publicada no dia 29 de agosto, quando Vitória da conquista atingiu a marca de 100 mortos de pacientes com a Covid-19. Em setembro, após o monumento ser instalado no canteiro da Olívia Flores, ele publicou novamente a homenagem.
A foto do monumento circulou bastante nas redes sociais. Algumas pessoas não entenderam a intenção do artista de homenagear os profissionais de saúde e consideraram a obra de mau gosto. No entanto, também houve quem elogiasse a iniciativa.
A Agência Sertão tentou contato com Alan de Kard, à época, para saber mais detalhes sobre a obra e até quando ele ficará exposta na avenida, no entanto não obteve resposta.